00:00
21° | Nublado

Equipes da Casan trabalham para normalizar abastecimento no Norte da Ilha

Foto: Reprodução

Publicado em 05/12/2016

Em Florianópolis equipes da Casan trabalham para recolocar em operação 10 dos 15 poços de captação de água do Sistema Costa Norte que foram atingidos pelo temporal da madrugada de sábado para domingo. A energia já foi restabelecida, mas árvores caídas e rompimentos de fiação dos equipamentos dificultam os trabalhos no local. Mesmo assim a expectativa dos técnicos é que o serviço seja concluído ainda nesta segunda-feira, 05/12, normalizando o abastecimento para os bairros atendidos pelo Sistema.

Já no Sul da Ilha a Estação de Tratamento de Água da Lagoa do Peri voltou a operar no final da manhã desta segunda, após o retorno da energia elétrica. Com isso, decaordo com a Casan, o Sistema de Abastecimento Costa Leste Sul se normaliza gradativamente. Ainda podem ter problemas de abastecimento as localidades onde a energia elétrica não foi restabelecida, como a Barra da Lagoa, porque as bombas não podem funcionar para levar água até os imóveis.

No bairro João Paulo a energia elétrica não foi restabelecida ainda no loteamento Jardim Pôr do Sol e, portanto, também está com o abastecimento prejudicado, já que é necessária energia elétrica para o funcionamento do sistema.

Segundo a Companhia, no Centro de Florianópolis e na região Continental o fornecimento de água está regularizado, podendo apresentar problemas pontuais devido a algum rompimento de rede localizado. 

Retorno gradativo

Ao contrário da energia elétrica, que tem retorno imediato, a normalização de um sistema de água acontece gradativamente depois que volta a operar. É necessária pressão suficiente na rede de distribuição para que a água alcance os pontos mais altos e as chamadas ‘pontas de rede’, locais mais distantes dos reservatórios e estações. Por isso a Casan pede a colaboração dos usuários das localidades afetadas no sentido de limitar o consumo de água ao essencial até a completa operação dos sistemas, para evitar maiores transtornos para aqueles moradores.

Sistema de esgoto

Os sistemas de esgotamento sanitário operam com geradores e não foram afetados pela pane de energia elétrica. A partir do dia 15/12 serão instalados geradores também nas unidades dos sistemas de abastecimento, conforme prevê o Plano Verão da Casan.

Mais informações podem ser obtidas na página da Casan no facebook: @casansc, chat na sua página na internet –www.casan.com.br -, e da central de atendimento 0800 643 0195 para informações e solicitações de serviços.

Da redação