00:00
21° | Nublado

Entenda como golpistas atuam no Carnaval

Golpes financeiros aumentam no Carnaval e exigem cautela dos foliões. (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Publicado em 18/02/2025

Fraudes como o wi-fi falso e o golpe do Pix são comuns durante o Carnaval, alerta a Associação Brasileira de Bancos (ABBC). Por meio da campanha Tem Cara de Golpe, a ABBC orienta os foliões sobre como se proteger de fraudes financeiras na festa.

A principal recomendação é redobrar os cuidados ao comprar alimentos e bebidas em blocos de rua. Não entregue o cartão diretamente ao vendedor e evite pagar com máquinas de visor apagado, que podem ocultar o valor real da compra. Prefira pagamentos por aproximação via celular, que são mais seguros, e desative a função de aproximação dos cartões físicos.

Além disso, a ABBC alerta sobre golpes como phishing, em que criminosos criam sites falsos para vender ingressos e roubar dinheiro. Também é importante ficar atento ao golpe do Pix, em que o valor da compra é alterado antes do pagamento, e às falsas redes de wi-fi públicas, que podem expor informações pessoais.

Para aumentar a segurança, ative a autenticação de dois fatores, proteja os aplicativos bancários com senhas adicionais e configure o bloqueio remoto do celular. Em caso de roubo ou furto, comunique imediatamente o banco e a operadora de telefonia, e registre um boletim de ocorrência.

 

 

Da redação

Fonte: Agência Brasil

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI