00:00
21° | Nublado

Encontro internacional na FIESC debate educação de qualidade e competências no século XXI

Foto: Reprodução

Publicado em 22/10/2014

Educação de qualidade e competências para o século XXI estarão no centro do debate internacional promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), nesta quinta-feira, dia 23/10. O evento, promovido por meio do Movimento A Indústria pela Educação, contará com a participação da presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, e de especialistas da Polônia e da Finlândia. Participarão lideranças empresariais, gestores municipais e educadores.

A Polônia investiu em educação básica e ampliou a formação de professores, o que lhe garantiu, na última década, evolução superior a 10% no desempenho dos estudantes em matemática; 9% em ciências; e 8% em leitura. Na Finlândia, a reforma fortaleceu a educação profissional integrada ao ensino médio. Atualmente, mais de 50% dos seus estudantes optam pelo ensino articulado.

Na ocasião, a Federação reconhecerá ainda as melhores práticas educacionais de indústrias catarinenses inscritas no Prêmio FIESC A Indústria pela Educação. Serão premiadas empresas que adotam estratégias para elevar a escolaridade dos seus trabalhadores, a qualificação profissional e tecnológica ou que executam programas de desenvolvimento de competências, de acordo com o porte: pequenas (até 99 colaboradores), médias (de 100 a 499 colaboradores) e grandes (acima de 500 colaboradores).

Cronograma

Pela manhã, o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, apresenta informações sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) durante a reunião do Conselho de Governança do Movimento A Indústria pela Educação. Além disso, os conselheiros conhecerão detalhes do termo de cooperação assinado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para desenvolver pesquisas na área educacional e tratarão da agenda do Movimento para os próximos anos.

Este é o segundo workshop internacional promovido pela Federação para debater temas relacionados à educação. O evento terá transmissão simultânea nas unidades do SENAI que possuem pontos de videoconferência.