00:00
21° | Nublado

Emissário Submarino do Sul da Ilha volta à análise na próxima quinta-feira

Foto: PMF/Reprodução

Publicado em 29/11/2019

Será realizada na próxima quinta-feira, dia 5 de dezembro, a continuidade da Audiência Pública para apresentação e avaliação do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do Projeto Emissário Submarino do Sul da Ilha. O encontro será realizado a partir das 19h, no Colégio do Campeche, localizado na SC-405, em Florianópolis, mesmo local do encontro anterior.

A primeira parte da Audiência ocorreu em 10 de setembro, mas foi suspensa pelo adiantado da hora. Na ocasião, ficou acordada a realização de novo encontro para a manifestação das pessoas que estavam inscritas, mas que não conseguiram apresentar seus posicionamentos.

O Sistema de Disposição Oceânica do Sul da llha, segundo projeto apresentado pela CASAN ao IMA, visa ampliar a infraestrutura de esgotamento sanitário de Florianópolis por meio da implantação de tubulação subterrânea, em um eixo perpendicular à linha da Costa localizado ao Norte da Ilha do Campeche. Essa tubulação vai levar efluente tratado até um local que tenha condições ambientais favoráveis para sua assimilação pela natureza, a 5 quilômetros de distância da praia.

Durante a primeira audiência, cerca de 30 pessoas apresentaram suas posições sobre o projeto e mais de 30 manifestaram interesse em se manifestar: são esses cidadãos que serão ouvidos nesta segunda etapa.

A Audiência é consultiva e não deliberativa, portanto sem votação, sendo considerado uma das primeiras etapas do processo de licenciamento ambiental, momento de apresentação do projeto e esclarecimento de dúvidas. A Audiência acaba também servindo para mensurar as demandas principais da comunidade com relação ao empreendimento.

O EIA/RIMA que apresenta as características do projeto está acessível em http://www.ima.sc.gov.br/index.php/licenciamento/consulta-eia-rima

A CASAN também permanece à disposição da comunidade pelo e-mail emissario@casan.com.br, criado compartilhar informações e esclarecer dúvidas.
 
Da Redação