Em Florianópolis, esculturas e bustos de personalidades públicas históricas recebem máscaras cenográficas
lbert Sabin - Rótula de acesso ao Hospital Infantil Joana de Gusmão. A iniciativa é simbólica e vista incentivar as pessoas a utilizarem máscaras de proteção facial sempre que sairem de casa.
Publicado em 17/04/2020
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPUF), que coordena a Política Municipal de Arte Pública, está colocando máscaras cenográficas em bustos e esculturas de figuras públicas e históricas que estão expostas na cidade. Os itens, que lembram as máscaras reais, foram feitos de tecido e fita adesiva.
Entre os bustos que fazem parte da iniciativa estão o do médico e pesquisador Albert Bruce Sabin (1906 - 1993), conhecido por ter desenvolvido a vacina oral para a poliomielite; o de João da Cruz e Sousa, o Cruz e Sousa, poeta brasileiro, um dos precursores do simbolismo no Brasil; o de Lauro Severiano Müller (1863 - 1926), militar, engenheiro, político e diplomata brasileiro que participou em 1889 do movimento militar que resultou na proclamação da República; e Oswaldo Gonçalves Cruz (1872 -1917), cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro, pioneiro no estudo das moléstias tropicais, responsável pela erradicação da peste bubônica, da febre amarela e da varíola no país.
A iniciativa visa incentivar o uso das máscaras de proteção facial sempre que as pessoas estiverem em espaços públicos e estabelecimentos como supermercados e bancos, por exemplo. Além disso, a ideia é um convite e uma forma de convidar a população de que quando a cidade superar esta fase de distanciamento social possa se reencontrar com a arte.
No decorrer da semana, mais esculturas receberão a intervenção. Quem quiser conhecer virtualmente os monumentos da cidade pode acessar o link http://espacospublicos.pmf.sc.gov.br/mapas-da-rede/monumentos/#15/-27.5954/-48.5485 para conferir.
A importância da ação justifica-se pela vigência, a partir de amanhã, 17 de abril, da determinação de que todas as empresas que trabalham com atendimento ao público devem portar esse item.
A medida valerá também para a população em geral, a partir do momento em que saem de suas casas para realização de qualquer atividade em público. O decreto que traz essa medida foi publicada no Diário Oficial de Florianópolis no último domingo, dia 12 de abril. Para atender às necessidades da população carente, a Prefeitura de Florianópolis vai iniciar a distribuição de 50 mil unidades de máscaras. Parte desse montante será entregue dentro junto com cestas básicas.
Esculturas e bustos que ganharam máscara cenográfica
Albert Sabin - Rótula de acesso ao Hospital Infantil Joana de Gusmão
Lauro Muller - Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos
Vidal Ramos - Praça Pereira Oliveira
Oswaldo Cruz - Junto do Centro de Saúde do Centro, Esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Felipe Schmidt
Cruz e Sousa - Praça XV de Novembro
José Boiteux - Praça XV de Novembro
Victor Meirelles - Praça XV de Novembro
Anita Garibaldi - Praça Getúlio Vargas (Parque Infantil)
Jerônimo Francisco Coelho - Praça XV de Novembro
Carl Hoepcke - Praça Getúlio Vargas
Olavo Bilac - Praça Olívio Amorim
Escultura de Arte Pública - Rua Deputado Paulo Preis 503.