Eleições: OAB/SC terá Observatório Eleitoral no segundo turno
Como no dia 2 de outubro, a OAB/SC terá novamente neste domingo, 30, um Observatório Eleitoral, rede com seis centrais de atendimento para monitoramento e resposta a questões relacionadas às eleições. O objetivo da estrutura disponibilizada pela Seccional é garantir o exercício da democracia, o adequado funcionamento do sistema de votação e o regular exercício do voto pela população. O plantão será centralizado em Araranguá, Brusque, Concórdia, Criciúma, Florianópolis e Joinville, mas com abrangência em todo o Estado.
Raul na sexta: Apelo da UFSC | Heroína da Pátria | Nobel de Literatura | E mais!
“Todas as 52 Subseções da OAB/SC no interior do Estado receberam orientações e os contatos do plantão, para que disseminem os canais do suporte que vamos oferecer o dia inteiro. Enquanto representante da sociedade civil e defensora da democracia e dos direitos dos cidadãos, é dever cívico e apartidário da OAB zelar pela lisura e pela tranquilidade nas eleições. O Observatório foi criado para assegurar o pleno exercício da democracia e da advocacia, indispensável à administração da Justiça”, destaca a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
Previsão do tempo: tem surpresa nos próximos dias
Além de assegurar a plena atuação da advocacia na fiscalização do pleito, o Observatório vai atuar em eventuais casos de irregularidades envolvendo os direitos do eleitor, situações de propaganda irregular e monitoramento do funcionamento das urnas eletrônicas, entre outras questões. O plantão será realizado por integrantes da Comissão de Prerrogativas e Defesa dos Honorários e da Comissão de Direito Eleitoral - no site da Seccional estão todos os contatos disponíveis para a prestação do serviço (www.oab-sc.org.br).
Cartilha orienta o eleitor
Dentre as diversas iniciativas realizadas pela OAB/SC para as eleições, destacam-se ainda as campanhas de estímulo à retirada do título eleitor pelos jovens, replicadas por diversas Subseções no interior do Estado, e a campanha “#SeuVotoTransforma”, fomentando o voto consciente e responsável, e contando com uma cartilha para orientar o eleitor, disponibilizada gratuitamente no site da Seccional: https://bit.ly/3fiBNVO. O que é permitido ou não no dia da votação, como o eleitor pode também fiscalizar o pleito, como e onde fazer denúncias de irregularidades, dicas para contribuir com o enfrentamento da desinformação e das notícias falsas, e orientações sobre seus direitos e deveres, estão na cartilha.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI