Educação e Saúde estão juntas no Dia D do combate à dengue
Estudantes de escolas estaduais participaram ativamente nas ações de combate ao mosquito transmissor. Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom
Publicado em 04/04/2023
Ações de conscientização e prevenção no controle do Aedes aegypti marcaram o dia D de combate à dengue nas escolas do Estado, realizado nesta terça-feira, 04. A força-tarefa foi mobilizada pela parceria entre a Secretaria da Educação e a Secretaria da Saúde de Santa Catarina.
A secretária adjunta de Educação, Patrícia Lueders, visitou escolas da região do vale do Itajaí ao longo do dia para acompanhar as ações desenvolvidas. “O trabalho intersetorial entre as secretarias de educação e saúde, por meio da vigilância sanitária, já vinha acontecendo, o dia D é uma mobilização, resultado desta parceria. Todas as escolas pararam e observaram o ambiente, fizeram limpezas, entre outras atividades que juntas podem, sim, combater e prevenir a dengue”.
A principal ação realizada nas escolas foi uma varredura no espaço para identificar quaisquer focos de água parada, por exemplo, que possam contribuir com os focos do mosquito. Além da dengue, o Aedes aegypti também é transmissor da zika e chikungunya.
A secretária de Saúde, Carmen Zanotto, salienta que a mobilização do dia é necessária com a participação de todos para diminuir o número de focos do mosquito. “É um dia de mutirão para eliminar qualquer foco que possa estar acontecendo. Somente com o trabalho de todos vamos diminuir os casos de dengue no Estado”. Dados da DIVE mostram que, somente no mês de março, foram registados mais de 25 mil focos de Aedes aegypti em 215 cidades catarinenses.
Exemplos de ações no dia D
Estudantes, professores e gestores de todos os níveis de ensino realizaram diversas ações envolvendo o combate ao mosquito transmissor da dengue.
Além da varredura das escolas, as ações envolveram a confecção de cartazes, palestras, pedágios, visando mobilizar e sensibilizar a sociedade.
A escola EEF Nossa Senhora da Salete, do município de Quilombo, realizou uma caminhada com recolhimento de lixo tanto no pátio da escola, quanto no pátio da igreja e no cemitério da comunidade, seguido de entrega de folders nas residências próximas à escola. Também realizaram observações nos espaços, estudantes da escola na EEB Vidal Ramos Junior, em Lages.
Passeatas com cartazes, panfletagem e observação de possíveis criadouros foram realizadas na EEB São João Bosco, em Apiúna, na EEB Deputado Augusto Bresola, em Vargem e na escola do campo em Campos Novos, EEB Professora Antônia Corrêa Mendes com a patrulha ‘Xô Dengue’.
Já a escola EEB Natálio Vassoler, localizada em Forquilhinha, em parceria com a defesa civil no município, chamada todos contra a dengue, com palestras dos agentes.
Da redação