00:00
21° | Nublado

E o Oscar, agora vem? por Karin Verzbickas

Fernanda Torres leva o Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz de Drama e aumenta expectativa do público de ver um filme brasileiro vencer o Oscar (Foto: Mario Anzuoni / REUTERS)

Publicado em 06/01/2025

A atriz Fernanda Torres é hoje a cara do Brasil para o mundo, um país que está em plena festa nesta primeira segunda-feira útil do ano. Tudo isso por causa da premiação de ontem à noite do Globo de Ouro, que teve clima e torcida de Copa do Mundo, quando a atriz brasileira fez história ao conquistar um prêmio inédito, concorrendo com alguns dos maiores nomes de Hollywood. Essa é a primeira vitória do país no Globo de Ouro desde 1999, quando "Central do Brasil", com Fernanda Montenegro protagonizando e Walter Salles na direção, venceu como melhor filme em língua estrangeira. Fernanda, a mãe, perdeu o Globo de Ouro naquele ano para Cate Blanchett, por sua atuação em "Elizabeth". Mas agora, Fernanda, a filha, venceu na categoria Melhor Atriz de Drama de cinco grandes damas consagradas: Pamela Anderson, “The Last Showgirl”; Angelina Jolie, “Maria Callas”; Nicole Kidman, “Babygirl”; Tilda Swinton, “O quarto ao lado” e Kate Winslet, “Lee”.

A atuação espetacular da atriz no filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, vem construindo uma jornada de sucesso mundial desde o lançamento, acumulando prêmios e reconhecimentos em festivais de todos os continentes. E ainda há muito por ganhar. (veja tabela abaixo). Nas bilheterias dos cinemas nacionais, há muito tempo não se via tamanho sucesso: são dez semanas consecutivas em cartaz, com mais de 3 milhões de espectadores e quase 70 milhões de faturamento.

“Ainda Estou Aqui” ainda tem grandes chances de ser indicado ao Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional. Fernanda Torres também pode ser indicada como melhor atriz e a adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva ainda tem chance de concorrer como melhor roteiro adaptado.

 

Veja as premiações internacionais que o filme já concorreu e quais ainda pode ganhar:

Já concorreu

Festival de Veneza

Melhor roteiro (vencedor)
Green Drop Award

Vancouver International Film Festival

Prêmio do público (vencedor)

Mill Valley Film Festival

Filme Favorito do Público (vencedor)

Miami Film Festival GEMS

Filme Favorito do Público (vencedor)

Festival de Pessac, na França

Prêmio do público (vencedor)
Prêmio Danielle Le Roy (vencedor)

Astra Film Awards

Melhor Filme Internacional

Globo de Ouro

Fernanda Torres - Melhor Atriz de Drama (vencedora)
Melhor Filme de Língua Não-Inglesa

 

Ainda pode vencer

Critics Choice - 12 de janeiro

Na premiação, que acontece no dia 12 de janeiro, o longa foi indicado a Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. Fernanda Torres não foi indicada, mas ganhou uma homenagem na "Latino Celebration" feita pela associação em outubro.

Satellite Awards - 26 de janeiro

Nos Satellite Awards, "Ainda Estou Aqui" e Fernanda Torres foram indicados nas categorias de Melhor Filme Internacional e de Melhor Atriz em Filme de Drama, respectivamente.

Premios Goya (Espanha) - 8 de fevereiro

O longa foi indicado ao Goya 2025, principal premiação do cinema espanhol, como um dos melhores filmes íbero-americanos.

BAFTA - 16 de fevereiro

O prêmio, considerado o "Oscar britânico", anunciou a pré-lista de indicados no dia 3. "Ainda Estou Aqui" está entre os selecionados para Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, mas Fernanda Torres não entrou para a categoria de Melhor Atriz.

A lista de indicados será divulgada no dia 15 de janeiro.

Oscar - 2 de março

As indicações ao Oscar serão anunciadas no dia 17 de janeiro.

 

Onde assistir “Ainda Estou Aqui”:

Paradigma Cine Arte, terça e quarta-feira na sessão das 11 horas, e a partir de quinta-feira, todos os dias na sessão das 16 horas.

 

Texto por Karin Verzbickas

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI