00:00
21° | Nublado

Drone da PMSC flagra foragido em meio ao movimento da orla

Drone da PMSC flagra foragido em meio ao movimento da orla
Sistema com câmeras inteligentes e drones da PM identifica homem com mandado judicial durante testes em Balneário Camboriú. (Foto: Leo Munhoz / SECOM)

Publicado em 21/07/2025

Durante um patrulhamento de rotina na movimentada Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, um homem foi preso no sábado (19) após ser identificado por câmeras inteligentes com reconhecimento facial operadas por drones. A abordagem, feita por equipes do 12º Batalhão da Polícia Militar, ocorreu por volta das 15h20 nas imediações da Rua 2100.

A prisão foi possível graças à atuação coordenada entre o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) e o motopatrulhamento, que recebeu um alerta sobre a presença de um foragido na região. Após a identificação positiva do suspeito, que possuía mandado de prisão em aberto por pensão alimentícia, policiais realizaram a abordagem e confirmaram os dados no sistema judiciário. Nada de ilícito foi encontrado com o indivíduo, que foi conduzido sem resistência ao Presídio da Canhanduba, em Itajaí.

A ação ocorreu no mesmo fim de semana em que Balneário Camboriú celebrava 61 anos de emancipação política e marcou também o início dos testes com drones equipados com câmeras de reconhecimento facial — uma das apostas do Governo de Santa Catarina para ampliar o uso de tecnologia no combate ao crime. Os testes fazem parte de um estudo de viabilidade técnica conduzido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

O sistema funciona por meio de câmeras que capturam imagens faciais em tempo real. Essas imagens são cruzadas automaticamente com bancos de dados da Segurança Pública. Em caso de correspondência com registros de pessoas procuradas, o sistema emite um alerta para a central, que aciona a guarnição mais próxima para realizar a abordagem.

Os testes estão sendo realizados com três drones recém-adquiridos pela Polícia Militar: um modelo Mavic 3 Enterprise Thermal e dois modelos Matrice 30T Thermal, todos da marca DJI. Os equipamentos são operados por policiais treinados e devem ser utilizados em locais com grande circulação de pessoas, como eventos públicos e pontos turísticos.

Em declaração pública durante o aniversário da cidade, o governador Jorginho Mello destacou a importância da iniciativa: “Estamos investindo pesado em tecnologia para melhorar ainda mais o trabalho das nossas forças de segurança. A união entre câmeras fixas, drones e inteligência artificial está nos ajudando a manter Santa Catarina como o estado mais seguro do Brasil.”

A operação bem-sucedida reforça o potencial do uso de novas tecnologias na segurança pública, especialmente em cidades com alta densidade populacional e grande fluxo de visitantes, como Balneário Camboriú. O Estado segue testando e ampliando o uso de reconhecimento facial em ações estratégicas para identificar foragidos e prevenir crimes de forma mais eficaz.

 

 

 

Da redação

Fonte: Secom

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI