00:00
21° | Nublado

Cidadania em dia: pessoas em situação de rua da Capital ganham novos documentos de identidade

Ação social foi realizada nesta quarta-feira, 10, entre o Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) (Foto: Divulgação/PMF)

Publicado em 10/06/2020

Pessoas em situação de rua de Florianópolis puderam tirar novas carteiras de identidade em uma ação social realizada nesta quarta-feira, 10, entre o Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) da Prefeitura.

Para atender a demanda das pessoas que precisavam de um novo documento, por motivo de dano ou perda, o calendário de atendimentos no posto de identificação do IGP de Florianópolis, no Bairro Itacorubi, ficou exclusivo para as pessoas em situação mais vulnerável durante todo o dia. Até o final da manhã mais de 40 pessoas já haviam recebido o documento.

“O nosso objetivo com esta ação é dar para o cidadão de rua, um documento para que ele possa ser inserido novamente na sociedade. Sem a carteira de identidade o cidadão não consegue fazer absolutamente nada. Queremos devolver a cidadania que essas pessoas perderam por algum motivo”, ressaltou Shirlaine Machado, coordenadora Estadual de Identificação Civil do IGP.

Morando no Brasil há pouco mais de um ano, o desempregado Douglas Souza aproveitou a ação para regularizar a sua documentação. “Estou morando no Brasil há um ano, perdi todos os meus documentos, e desde então tem sido muito difícil conseguir emprego. Agradeço pela oportunidade em poder ter novamente uma identidade”, disse.

Da redação