00:00
21° | Nublado

Dicas práticas para organizar maquiagens em casa

Especialista explica a forma correta para guardar, manter a higiene dos produtos e criar um espaço personalizado para guardar as makes (Foto: Reprodução)

Publicado em 13/11/2018

Seja usando apenas um batom ou produzindo uma make completa, maquiagem e os cuidados com o rosto fazem parte da vida das mulheres brasileiras. Com uma grande variedade de marcas e produtos que prometem grandes resultados e as inspirações trazidas por blogueiras, digitais influencers e celebridades, que realizam seus tutoriais e falam sobre as novidades no mercado, o consumo de maquiagens e produtos skin care (produtos de cuidado com a pele) fazem do Brasil o terceiro do ranking na lista mundial dos maiores consumidores de estética, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

E com tantos produtos em casa, qual seria a melhor forma de cuidar e organizar todas as nossas maquiagens? A arquiteta Lucianne Korn, também especializada no atendimento de personal organizer, conta que tem acompanhado esse crescimento no volume de produtos consumidos por suas clientes e a necessidade de organizá-los. “Sem os cuidados básicos, muitas vezes acaba-se perdendo o produto por não guardá-lo da forma correta ou mesmo por ficar esquecido no fundo de uma bolsinha ou de uma gaveta”, revela Lucianne.

Com sua experiência, a profissional desenvolveu uma técnica de organização que inclui desde os cuidados básicos até soluções para uma decoração criativa e funcional. Confira o passo a passo listado por ela:

1. Data de validade

Sim, as maquiagens também possuem prazo de validade. É preciso dedicar atenção e, ao menos uma vez ao mês, verificar se os seus produtos estão vencidos, já que usá-los depois da data pode resultar em complicações como dermatites, alergias, contaminações e infecções por bactérias e fungos. “Fique de olho também na consistência, no odor e cor das maquiagens e dermocosméticos, que podem sofrer alterações com o tempo”, indica Lucianne.

2. Limpeza e higiene

Materiais como pincéis, cílios postiços e apontadores precisam ser higienizados, já que são itens usados diariamente. Caso não seja feita uma limpeza adequada, os acessórios podem se tornar um ótimo refúgio para fungos e bactérias.  No mercado, existem alguns produtos específicos, mas é possível realizar esses cuidados com soluções caseiras como shampoo de bebê para limpar pincéis, além do álcool e cotonete para a limpeza dos apontadores, por exemplo.

3. Como organizar

Após conferir as etapas iniciais, chegou a hora criar um espaço dedicado para maquiagens e os produtos de cuidados para a pele. Por falta de espaço, muitas mulheres costumam guardar seus itens em bolsas ou nécessaires, o que dificulta no momento de procurar os produtos para aplicação e aumenta a possibilidade do vazamento de materiais líquidos e, até mesmo, quebrá-los.

Para organizá-los de uma maneira eficiente e que facilite o dia a dia, Lucianne indica duas possibilidades. Para quem tem espaço em casa, o clássico conceito de penteadeira voltou como forte tendência na decoração. “As mulheres podem contar diversas opções que vão desde as delicadas até os modelos m ais clássicos, que lembram os móveis utilizados no passado por nossas avós. Outra possiblidade que trabalho é projetar a marcenaria e executar com um profissional. Nesses casos, busco com a cliente qual sua necessidade para que a peça possa atendê-la plenamente em sua rotina diária”, explica Lucianne.

Caso a penteadeira – pronta ou personalizada –, não seja opção viável para a moradora, a personal organizer afirma que não é um impeditivo para ter tudo organizado em cada: uma gaveta pode fazer as vezes dessa missão. “No banheiro, por exemplo, posso definir uma gaveta e trabalhar as divisórias necessárias para expor os produtos separadamente”, indica.

Caso a cliente não queira divisões definitivas em marcenaria, o recurso de acrílicos transparentes é a solução. Para complementar, potes para pincéis podem ficar sobre a bacana - exceto no banheiro, para que a umidade não prejudica o material.

4. Separe por categorias

Após definir o cantinho certo na casa, a dica de Lucianne é dispor todos os itens por categoria. “É uma opção que facilita muito na no dia a dia e até economiza tempo, já que não há a necessidade de procurar”, afirma.  Para Assim, a profissional sugere dividir os itens em 4 categorias:

- Produtos para a pele (hidratação, corretivos, bases, pós, bluses e iluminadores);
- Produtos para os olhos (lápis, rímel e sombra);
- Produtos para a boca (batom, gloss e lápis de boca)
- E, para finalizar, demais itens especiais que fazem parte da rotina de cada mulher.

Da redação