00:00
21° | Nublado

Cuidados para curtir o verão e a praia numa boa


Publicado em 04/01/2013

Na edição nº 292 o Imagem da Ilha publicou uma coluna com sete dicas de prevenção nas festas de final de ano e no verão. Aqui no blog trazemos mais três. Elas podem evitar acidentes e contratempos. Leia com atenção e coloque-as em prática!

Dicas extras:

1) Alerta: água-viva no mar
É comum encontrar águas-vivas em algumas praias de Florianópolis no verão. O conselho neste caso é não entrar no mar. Em caso de queimadura, saia da água e procure um posto de salva-vidas.

2) Sol na medida certa
Para não exagerar no sol, procure expor-se nos horários recomendados (até às 11h e após às 16h), sempre com protetor solar. Se ficar vermelho, use um hidratante pós-sol. Se a queimadura for grave, procure um médico imediatamente.

3) Líquido, muito líquido
Outro perigo do verão é a desidratação. Por isso, não economize nos líquidos. Mas não vale cerveja e outras bebidas alcoólicas, que acabam agravando o problema. Dê preferência à água, sucos e água de coco.

Dicas do guia publicado na versão impressa do Imagem da Ilha:

Os contratempos sempre existirão, mas com planejamento e alguns cuidados básicos pode-se evitar aquilo que pode ser evitado. Desta forma, os contratempos restringem-se somente àquilo que não era possível de prever. E quando menos imprevistos no Réveillon e nas férias, melhor, pois são momentos em que se busca relaxar, descansar, e não se incomodar, não é? Assim, para curtir o final de ano e o verão sem estresse, preste atenção nas seguintes dicas do Imagem da Ilha:

Porre? Tô fora!
É comum beber um pouco mais nas festas de final de ano e nas férias, mas cuidado para não exagerar para não acabar a noite na emergência do hospital.

Dirige pra mim, amigo?
Se beber, na volta para casa, passe as chaves do carro para um amigo que não tenha bebido. O rodízio de amigos – eleger um para não beber em cada dia – é uma boa solução.

Fogos de artifício: bonito e perigoso
Uma das atrações mais esperadas no Réveillon são os espetáculos de queima de fogos, com suas cores e luzes que hipnotizam. Mas cuidado! Não fique muito próximo do local onde eles são lançados. Se estiver acompanhado de crianças, ele deve ser redobrado. Assegure-se que elas estejam o tempo todo com você (de preferência segure-as pelas mãos ou no colo).

Taça na praia, só de plástico
As taças de vidro devem ficar restritas a festas em locais fechados. Se sua opção for por comemorar a virada de ano na praia ou em local público (praça, rua etc.), dê preferência a taças de plástico para evitar risco de acidentes. Misturado à areia, pode causar cortes aos banhistas que frequentarem a praia após o Réveillon. E não se esqueça de colocar as taças e as garrafas de champanhe no lixo antes de ir embora. Nada de jogar no chão.

Chinelo para se proteger
Se você for à praia nos dias seguintes ao Réveillon, o conselho é não pisar descalço na areia fofa, pois poder haver cacos de vidro de taças e garrafas.

De olho nas crianças
Volta e meia vê-se uma criança perdida na praia. No verão deste ano, fiquei na Praia Brava uma semana e três dias vi o mesmo menino perdido chorando e perambulando pela praia em busca dos pais. Depois de mais de meia hora de berreiro a mãe aparece, bem tranquila. Desligada ou desnaturada? Pais, fiquem atentos a seus filhos. Com criança não dá para desviar o olho um segundo. A dica é se revezar: enquanto a mãe pega sol de costas, o pai toma conta dos pequenos; quando o pai entra no mar, a mãe assume o posto. Outra dica valiosa é colocar uma pulseira com o nome, endereço, telefone e responsável. Isso ajuda os Bombeiros a encontrar os pais. Se a criança for maior, peça para ela ir até o posto de Salva-Vidas caso se perca.

Critério com o que se come
E se você não quer passar o Réveillon e as férias na praia no banheiro, com diarréia e intoxicação alimentar, fique atento ao que ingere. Compre apenas em barracas autorizadas pela Prefeitura e nem pensar em queijinho e alimentos com maionese ou iogurte.

Andréa Fischer