00:00
21° | Nublado

Dicas da para evitar a sobrecarga na conta de luz no verão

O uso intensivo de ar-condicionado tem sido um dos maiores vilões da fatura de energia. Saiba como economizar sem perder o conforto. (Foto: Divulgação)

Publicado em 11/02/2025

O verão de 2025 em Santa Catarina tem registrado altas temperaturas, aumentando o consumo de energia elétrica em 13,75% em relação ao ano passado, principalmente devido ao uso de aparelhos de climatização. A previsão é de que as temperaturas ultrapassem os 30°C, chegando a 40°C no Oeste e Litoral Sul.

O maior consumo ocorre entre 18h30 e 21h30, durante os "horários de ponta", mas também foi observado aumento no período da tarde devido ao uso de ar-condicionado. No dia 22 de janeiro, o Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou um pico histórico de carga instantânea de 102.924 MW.

Para evitar desperdícios e controlar a fatura de energia, a Celesc reforça o consumo consciente, especialmente com ar-condicionado, que é um dos principais responsáveis pelo aumento. Manter o aparelho a 23°C, optar por modelos econômicos e desligá-lo 30 minutos antes de sair do ambiente são algumas dicas.

Dicas para economizar energia durante o calor:

-Ar-condicionado: Prefira modelos Inverter e instale em locais sombreados. Mantenha portas e janelas fechadas enquanto estiver ligado.
-Geladeira: Ajuste o termostato, mantenha a vedação em bom estado e evite abrir a porta com frequência.
-Ventilador: Use modelos com maior vazão de ar para melhorar a ventilação sem aumentar o consumo.
-Modo stand-by: Desligue aparelhos quando não estiverem em uso para evitar consumo desnecessário.
-Ranking de consumo: Verifique o gasto de cada aparelho. Por exemplo, uma air fryer de 1500W ligada por 30 minutos equivale ao consumo de 25 lâmpadas LED de 6W por quatro horas.
-Chuveiro elétrico: Use no modo verão e reduza o tempo de banho para evitar aumento de até 35% na conta de luz. Considere sistemas solares para aquecer a água.

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI