Dia Nacional do Doador de Sangue alerta sobre a importância desse gesto solidário
Doar sangue é um gesto de solidariedade de extrema importância pois, com apenas uma doação, é possível salvar até quatro vidas. Com a pandemia, os esoques de sangue despencaram e, com a proximidade das férias e celebrações de fim de ano, as doações também diminuem. Para reforçar a importância desse ato existe o Dia Nacional do Doador de Sangue, que é celebrado nesta sexta-feira, 25 de novembro. Em Florianópolis, a doação pode ser feita no Hemosc*.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), apenas 1,8% da população brasileira doa sangue regularmente. Esse número fica abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde e bem atrás dos 5% que são registrados em países europeus. A campanha Somos todos do mesmo sangue, criada pelo MS, tem o objetivo de agradecer os doadores, sensibilizar e alertar sobre a importância dessa atitude em favor do próximo.
Quem pode doar:
Podem doar sangue as pessoas que tiverem idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita, obrigatoriamente, até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.
Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. Se for um doador frequente, é preciso obedecer ao intervalo para a doação, que deve ser de dois em dois meses para homens, que podem doar no máximo quatro vezes por ano, e de três em três meses para mulheres, que podem doar no máximo três vezes por ano.
Condições básicas para doar sangue:
– ter entre 16 e 69 anos de idade (Menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião;
– idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos);
– pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5 (descontar o vestuário);
– há medicamentos que podem impedir a doação. Confira algumas restrições em nossa lista de impedimentos;
– apresentar documento de identificação oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira de doador. Não são aceitos crachás funcionais, carteiras estudantis nem certidão de nascimento;
– dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;
– não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
– não fumar duas horas antes da doação.
*Doação de sangue no HEMOSC - Florianópolis
Banco de Sangue: Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC).
Horário de funcionamento:
Segunda e sexta-feira: 8h às 16h30
Endereço: Av. Prof. Othon Gama D’Eça, 756 – Centro, Florianópolis – SC, 88015-240
Telefone: (48) 3251-9700
Telefone para agendar doação: (48) 3251-9712 ou (48) 3251-9713
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI