00:00
21° | Nublado

Dia dos Namorados: como presentear sem se endividar?

(Foto: Divulgação)

Publicado em 12/06/2018

O dia 12 de Junho está chegando e, como em todos os anos, a “corrida” para comprar aquele presente especial já começou, mas como alinhar o desejo de presentear e demonstrar sentimentos com um orçamento apertado? De acordo com o educador financeiro Reinaldo Domingos, é possível agradar sem comprometer as finanças.

“É um engano pensar que o presente deve representar o sentimento; o amor é imensurável. Gestos simples e criativos, muitas vezes, valem mais do que qualquer coisa, portante equilibre a vontade de agradar com seu orçamento atual. Na hora das compras, faça pesquisas em pelo menos três lojas diferentes e fuja de parcelamentos, compre com consciência”, orienta Domingos.

Se o desejo for ir a restaurantes, presentear e até mesmo viajar, além de romantismo, é preciso ter um preparo financeiro. Confira abaixo orientações para aproveitar a ocasião sem entrar em dívidas:

Realize sonhos

Se o desejo é realizar um sonho, como fazer uma viagem, trocar de celular ou mesmo de carro, é imprescindível traçar um planejamento antecipado, com orçamento e poupança.

Caso não tenha feito e seja preciso se endividar para realizar este sonho, prefira se planejar para surpreender no próximo ano com segurança financeira, fazendo agora algo mais simples. Afinal, a data se repete todos os anos e é preciso combater o hábito de acumular dívidas.

>>>>> Leia mais:

Neste 12 de junho, Imagem da Ilha elaborou guia de sugestões para o casal melhorar no relacionamento

Pesquise preços

As lojas oferecem diversas opções, com grande variação de preços, portanto este é o momento para, ao invés de comprar de forma rápida e imediata, fazer pesquisas em pelo menos três lojas diferentes.

Se os valores estiverem melhor nas lojas online, confira se ainda dá para comprar e receber a encomenda em tempo hábil.

Seja criativo

Que tal cozinhar um prato especial em casa e assistir a um filme ou ouvir uma boa música? O que mais vale nesta data é o sentimento, portanto a criatividade é bem-vinda e ajuda a manter o equilíbrio financeiro.

Diversas são as opções de presentes do tipo faça você mesmo, como colagens de fotos, poesias e até mesmo escrever uma carta a mão. Para os mais despojados, que tal fazer uma declaração de amor por vídeo?

Se antecipe

Como neste ano o Dia dos Namorados cai em uma segunda-feira, muitos casais adiantam as comemorações para o final de semana. Então se for a restaurantes, é válido fazer reservas com antecedência e se preparar para pegar filas eventualmente.

Invista em vocês

Caso o casal tenha dificuldade em planejar, cortar gastos e guardar dinheiro para conquistar seus sonhos, são indicados presentes relacionados a educação financeira. Livros e até mesmo cursos em casal sobre o tema podem ser o primeiro passo para conquistarem mudanças juntos.

 

Da Redação