Dia do Diabetes: evento neste sábado, 05, quer conscientizar a população sobre a doença
O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de Novembro, não foi esquecido pela Sociedade Catarinense de Oftalmologia. Atenta ao crescente número de portadores da doença, a entidade realiza a segunda edição do Unidos Pelo Diabetes. O evento aberto a toda a população com diagnóstico de diabetes, será neste sábado, 05, na quadra poliesportiva do Sesc da Prainha, em Florianópolis, das 9h às 13h.
Nos últimos dez anos houve um aumento de 26,61% no número de pacientes diabéticos no Brasil, segundo dados do Atlas do Diabetes, divulgado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês). Atualmente, o país é o sexto em incidência de diabetes no mundo e o primeiro na América Latina - são 15,7 milhões de pessoas adultas com esta condição, e a estimativa é que, até 2045, a doença atinja 23,2 milhões de adultos brasileiros.
Na coluna do Raul Sartori: Susana era mais | Combate ao racismo | Baleias famosas | Acesse agora!
O oftalmologista Dr. João Lobo, coordenador do evento e vice-presidente da Sociedade Catarinense de Oftalmologia, explica que a ideia desta mobilização é conscientizar e orientar a população, os profissionais de saúde e os gestores públicos sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença, em consonância com o tema do Dia Mundial do Diabetes 2021-23: “Acesso aos cuidados com o diabetes“.
Com o mesmo lema da campanha do ano passado, “O diabético que se cuida pode ter vida longa com qualidade”, o evento terá 11 estações de atendimento, onde um grupo multidisciplinar de profissionais da saúde formado por endocrinologistas, cardiologistas, nefrologistas, neurologistas, oftalmologistas, podologistas, dentistas, nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos e educadores físicos, estará realizando uma série de exames. Entre eles os de sangue e de avaliação dos pés e dos olhos (para diagnóstico de retinopatia diabética). Na triagem, os pacientes também terão seus pesos, medidas e IMC (índice de massa corpórea) registrados. A expectativa é atender até 500 pessoas. “É importante lembrar que para participar não há necessidade de pré-inscrição. A orientação é que as pessoas saiam de casa bem alimentadas”, ressalta Lobo.
A seriedade no tratamento e acompanhamento
O diabetes, como fator de morte global, fica apenas atrás das doenças cardíacas, que são, inclusive, responsáveis por 50% das mortes por diabetes. Pessoas com diabetes têm um risco aumentado de desenvolver doença coronariana, acidente vascular cerebral, arritmias e insuficiência do coração, o que afeta drasticamente a expectativa de vida do portador. O adequado acompanhamento do paciente com controle da glicemia e o rastreamento de complicações são fundamentais.
Refletir sobre a finitude pode tornar a vida mais leve
"Podemos fazer muito para reduzir esse impacto da doença. Em alguns casos o diagnóstico precoce e o acesso a cuidados adequados podem evitar ou retardar as complicações como, por exemplo, a Retinopatia Diabética, que é a alteração do fundo do olho causada pelo diabetes e que pode levar à cegueira”, alerta Dr. João.
A ação tem o apoio do SESC, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Associação dos Diabéticos da Grande Florianópolis (ADIFLOR), Governo de Santa Catarina, SISREG, Sociedade Catarinense de Cardiologia, Hospital Governador Celso Ramos, Hospital Baía Sul, Unisul - Clínica Escola, Nutrição Anhanguera São José e dos laboratórios Novartis e Bayer.
Serviço:
Campanha UNIDOS PELO DIABETES: o diabético que se cuida pode ter vida longa com qualidade
Data e horário: 5 de novembro de 2022 (Sábado), das 9h às 13h
Local: Sesc da Prainha, Florianópolis (Travessa Siryaco Atherino, 100 - Centro)
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI