00:00
21° | Nublado

Desvendando a produção de jóias de arte

Jóia vai muito além de sua beleza Foto: divulgação

Publicado em 28/03/2014

Trabalhando entre cenografia, objeto e joalheria, o Museu Victor Meirelles apresenta no dia 02/04 (quarta-feira), uma conversa com a artista e design Roberta Kanan Burchardt com o tema “O que é Jóia de Arte”. A intenção é mostrar um pouco da produção européia das jóias de arte, oferecendo ao público a oportunidade de desenvolver perspectivas e parâmetros sobre os produtos.

Segundo Roberta, a jóia de arte é criada não apenas com metais e pedras preciosas, o que gera um contrapeso ao uso destes na joalheria tradicional. “Deve ser comparada às expressões de arte e outras mídias como vidro, madeira e cerâmica. É uma forma de expressar processos artísticos, muitas vezes está relacionada ao corpo e pode até ser autobiográfica”, ressalta a design.

A ideia da conversa é disseminar entre os presentes o que a artista plástica formada na UDESC e Universidade da Califórnia – UCLA, em design de interiores, aprendeu na Suécia durante o mestrado no departamento de Jóia de Arte e Corpus em relação a objetos e utensílios domésticos como objetos de arte. Hoje, Roberta vive em Estocolmo. O evento começa às 17h. O Museu Victor Meirelles fica na rua Victor Meirelles, 59, no Centro.

Da Redação