David Ronce expõe pela primeira vez em SC
O artista David Ronce mostra pela primeira vez seu trabalho na capital catarinense. O americano radicado em Florianópolis irá expor desenhos em nanquim e pinturas em papel e em tela na sala de exposição da NACASA - Coletivo Artístico.
Seus desenhos e pinturas abstratas são resultado de um processo criativo bem peculiar. Nas pinturas em tela e em papel, Ronce usa lápis e tintas, e pinta com as mãos e objetos pontiagudos que lhe sirvam para marcar a superfície. “Uso tudo que for válido, menos pincel”, afirma.
Com muitas camadas, o abstrato de cada pintura revela texturas e combinações inusitadas de cores, hora mais vibrantes, hora mais agressivas, escuras. A obra final, conforme o artista, não é planejada. “É tudo muito espontâneo. As escolhas acontecem muito rapidamente e reconheço que mudam a todo instante”, relata Ronce.
Na hora de produzir, escuta música. Jazz e rock and roll estão entre os seus ritmos preferidos. As melodias lhe trazem energia, que na tela e no papel se traduz em cor e movimento. “Eu me movo como se fosse uma dança”, diz. Já os desenhos, assim como as pinturas, são fruto de um trabalho diário e contínuo. Produz em média dois por dia, usando canetas-tinteiros de diferentes diâmetros. A criação se dá de forma intuitiva, enfatiza ele.
Segundo a artista plástica Meg Tomio Roussenq, que assina a curadoria junto ao próprio artista, a exposição mostrará parte da produção de Ronce desde sua chegada no Brasil, em novembro de 2012. “Neste período ele fala deste self em adaptação, com uma cultura diferente da sua. Enfim, emoções de reconhecimento deste novo lugar habitam seus espaços na pintura”, observou.
David Ronce, além de expor no espaço NACASA, irá ministrar workshop sobre pintura expressionista abstrata e desenho no próximo dia 25/5, das 14h às 17h. Inscrições pelo telefone (48)9176-5666. As vagas são limitadas.
Sobre o artista
Nascido em San Diego, Califórnia, o americano David Ronce, 65 anos, tem um longo currículo que perpassa diversas artes. Graduou-se em Artes Visuais (pintura, atuação e cinema), na Universidade da Califórnia, e se tornou mestre em Artes (cinema) pela Universidade de São Francisco, Califórnia.
Em 30 anos de produção continua, fez cinema, pintura, desenho e fotografia. Trabalhou com direção, fotografia, som e edição de filmes em live action e animações, muitos apresentados nas principais cidades americanas, como Nova Iorque, São Francisco e São Diego. Estas cidades abrigaram também, em renomados espaços, exposições de seus trabalhos de pintura, desenho e fotografia, cuja produção se estende até hoje.
Ronce mudou-se dos EUA para o Brasil em novembro de 2012. Reside em Florianópolis(SC).
Serviço
O quê: Abertura da exposição de desenhos e pinturas abstratas de David Ronce
Quando: 17/5, 20 horas; 18 a 28/5, 9h às 12h/ 14h às 18h (visitação)
Onde: NACASA– Coletivo Artístico, rua José Francisco Dias Areias, 359, Trindade
Quanto: Gratuito
Da Redação