Curso gratuito que ensina programação de aplicativos para jovens está com inscrições abertas
O aparelho celular está presente em 92% dos domicílio brasileiros, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBGE. O eletrônico já é a única forma de acesso à internet em mais de 38% das casas. Junto com a solidificação do uso de celular e smartphones como meio de acesso à rede, abrem-se muitas portas para quem trabalha desenvolvendo tecnologias para esses dispositivos.
Olhando para o futuro desse mercado, a Cheesecake Labs oferece o programa Mão na Massa, que visa ensinar jovens de aproximadamente 14 a 20 anos técnicas de programação e design para aplicativos. A próxima turma do projeto está com inscrições abertas até o dia sete de março por este link. As aulas acontecem, gratuitamente, no IFSC, todos os sábados, de 10 de março a 28 de julho, às 9 horas.
Junto com o Comitê para Democratização da Informática (CDISC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA) e a UFSC, o projeto irá oferecer 16 vagas para a turma básica em Android, 16 para a avançada em Android e 16 para a turma básica em Web. O objetivo é democratizar o acesso à tecnologia pela porta da frente: o mercado de trabalho. “Esperamos que por meio da experiência fornecida pelo Mão na Massa os jovens passem a acreditar no seu potencial e se motivem a continuar aprendendo cada vez mais para se desenvolver profissionalmente e garantir espaço no mercado de trabalho”, destaca Cássio Goulart, responsável pelo projeto na Cheesecake.
A iniciativa já formou 25 alunos que desenvolveram cinco aplicativos: o “My Service”, que auxilia as pessoas a procurarem ou oferecer um serviço; o “What is in it?”, que mostra como a comida é feita e ajuda aqueles que têm alguma restrição alimentar; "Sair Agora", que indica a programação das festas na cidade; o "Olhar Horizontal", um app onde voluntários e ONGs podem se cadastrar; e o “ Onde Tem” que disponibiliza o acesso e a divulgação de cursos gratuitos em Florianópolis.
O “Onde Tem” começou a ser desenvolvido na turma básica e foi finalizado na avançada, com a progressão dos alunos. Hoje ele está disponível na Play Store. Victor Oliveira, CEO da Cheesecake, ressalta que a intenção do projeto - que conta com os próprios colaboradores da empresa como professores - é aumentar a rede de desenvolvedores em Florianópolis e, ao mesmo tempo, transformar vidas e ambientes. Para quem tiver interesse em participar do curso – seja como professor, monitor ou aluno – o processo de inscrição é simples: basta registrar suas informações neste link até o dia 7 de Março.
Da Redação