Cuidado com novo golpe pelo WhatsApp! Saiba como agir!
Um novo golpe vem sendo aplicado através do WhatsApp. Em Florianópolis, uma das vítimas esta semana foi o secretário Municipal de Defesa do Cidadão (Procon), Gabriel Meurer.
No golpe, o criminoso envia uma mensagem informando que está trocando de número de telefone e pergunta pra pessoa contatada se ela pode receber um SMS para confirmar o novo número. Em seguida, o criminoso envia um código para a pessoa digitar e pede que esta envie um print da tela. Cuidado! Não caia no golpe!
A equipe do Jornal Imagem da Ilha contatou Gabriel Meurer para saber como ele procedeu após o golpe. Ele informou que o seu celular profissional foi clonado e está orientando pessoalmente ou através de suas redes sociais, para que os seus contatos descartem qualquer mensagem enviada através do seu nome solicitando Pix ou outro tipo de transferência.
Meurer informa que após a clonagem, entrou em contato com o WhatsApp para tentar reaver o número de telefone e a empresa informou que dará um retorno em uma semana.
Caiu no golpe? Saiba o que fazer!
Gabriel Meurer destaca que esses golpes vêm acontecendo há muito tempo e existem diversas decisões judiciais condenando as operadoras de telefonia de celular por causa da falta de segurança dos dispositivos.
Saiba o que fazer se cair no golpe:
1 - Faça um boletim de ocorrência (BO);
2 - Entre com uma reclamação com a própria operadora de telefonia informando o ocorrido;
3- Abra uma reclamação no Procon da cidade de residência;
4 - Entre com uma ação de danos morais no juizado especial ou através de advogado contra a operadora de telefonia.
Fonte: Gabriel Meurer, secretário de Defesa do Cidadão (Procon) de Florianópolis.
Assista ao vídeo gravado pelo vereador Gabriel Meurer clicando AQUI.
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!