Crianças de escolas públicas aprendem a desenvolver aplicativos de celular na Udesc
O projeto Feirinha de Inovação e Empreendedorismo Mirim terá nesta terça-feira, 23, das 8h30 às 11 horas, a segunda das oito oficinas previstas ao longo do ano. A turma de 70 crianças, com idades entre 8 e 12 anos, vai aprender sobre desenvolvimento de aplicativos para celular e resgate de valores, no auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.
A atividade é resultado de uma parceria entre o programa de extensão Esag Kids, da Udesc Esag, a Prefeitura de São José (metade da turma é de alunos da rede municipal) e organizações que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social (Instituto Guga Kuerten, Instituto Pe. Vilson Groh e Lar Recanto do Carinho).
Apoio da graduação
Para a oficina desta terça-feira, as crianças terão o apoio estudantes do curso de graduação em Administração Pública da Udesc Esag. A colaboração é resultado de uma atividade da disciplina Administração Pública e Sociedade, da primeira fase do curso, ministrada pela professora Emiliana Debetir de Oliveira.
Além do aprendizado oferecido às crianças de forma divertida, a atividade permite que os alunos de graduação coloquem em prática alguns dos conceitos discutidos em aula. “Eles têm a vivência dos conceitos básicos da administração, como as funções, perfis de liderança, cidadania e coprodução de serviços públicos”, explica a professora.
Oficinas
O projeto levará as crianças da turma piloto a participar de oito oficinas temáticas ao longo do ano. Nessas oficinas, os alunos aprenderão de forma prática e lúdica sobre empreendedorismo, programação, planejamento, educação fiscal, liderança, ética, inovação e economia criativa. Eles terão o apoio de estudantes de graduação em Administração Empresarial, Administração Pública e Ciências Econômicas da Udesc Esag.
As oficinas serão realizadas em vários locais diferentes, oferecidos por parceiros do projeto. A ideia é que as crianças conheçam espaços públicos relevantes que contribuem para o desenvolvimento regional em um ecossistema empreendedor. Ao final, uma feira apresentará projetos desenvolvidos pelas crianças ao longo das oficinas, com o apoio de mentores.
Veja aqui o cronograma completo das oficinas
Mais informações podem ser obtidas com o coordenador do programa de extensão Esag Kids, professor Eduardo Jara, pelo e-mail eduardo.jara@udesc.br.