00:00
21° | Nublado

Crescimento nos aeroportos de SC chama atenção

Em janeiro, Santa Catarina registrou um crescimento expressivo na movimentação aérea, consolidando-se como um dos principais destinos internacionais do Brasil. (Foto: Roberto Zacarias/Secom)

Publicado em 27/02/2025

Os aeroportos catarinenses registraram um crescimento expressivo no fluxo de passageiros em janeiro de 2025, alcançando a marca de 844 mil embarques e desembarques, um aumento de 12,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. O destaque ficou para o segmento internacional, que atingiu 211 mil passageiros, representando um avanço de 58% na comparação com janeiro de 2024. No transporte de cargas, foram movimentadas 562 toneladas no setor internacional, um crescimento de 68,7%.

Os números foram levantados pela Gerência de Aeroportos da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), com base nos dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O governador Jorginho Mello atribui os resultados positivos à ampliação das conexões internacionais. “Santa Catarina tem um enorme potencial turístico e atrai cada vez mais visitantes. Trabalhamos para trazer novos voos internacionais, como os da TAP, de Portugal, e da Copa Airlines, do Panamá. E isso é apenas o começo. Vamos continuar ampliando essas conexões com o mundo”, afirmou.

O secretário da SPAF, Beto Martins, reforçou a perspectiva otimista para o ano. “Fechamos 2024 com bons números e iniciamos 2025 mantendo essa tendência. Santa Catarina já se consolidou como o terceiro estado brasileiro com maior movimentação de passageiros internacionais. Com um ano completo de operações da TAP e da Copa Airlines, além de novos destinos sendo incorporados à malha aérea, esperamos um crescimento ainda maior”, projetou.

Toda a movimentação de passageiros e cargas internacionais passou pelo Aeroporto de Florianópolis, que ampliou sua conectividade com destinos na Europa, América Central e América do Norte, além do aumento na frequência de voos para Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Peru. Atualmente, o aeroporto opera com 10 companhias aéreas e cerca de 50 voos internacionais diários.

No segmento doméstico, os aeroportos catarinenses registraram 632 mil passageiros e transportaram 1 mil toneladas de cargas, com altas de 2,4% e 10,5% em relação a janeiro do ano passado, respectivamente.

Os principais terminais do estado apresentaram os seguintes números de passageiros no mês:

Florianópolis: 330,3 mil
Navegantes: 211,3 mil
Chapecó: 40,7 mil
Joinville: 39,6 mil
Jaguaruna: 8,9 mil
Correia Pinto: 1,6 mil

No dia 19 de janeiro de 2025, Florianópolis atingiu um marco histórico ao registrar 20.378 passageiros em um único dia, reforçando a crescente demanda pelo transporte aéreo no estado.

 

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI