Crescimento do comércio e serviços fortalece SC

O setor de comércio e serviços é o grande responsável pelos empregos formais em Santa Catarina, concentrando 65,3% das vagas no estado. Com quase 1,8 milhão de postos de trabalho, esses setores têm se mostrado fundamentais para a economia catarinense, que ultrapassa 2,7 milhões de empregos formais. Em comparação a 2022, houve um crescimento de 4,7%, o que representou a criação de mais de 81 mil novas vagas, superando a média nacional de 3,9%.
A Grande Florianópolis destaca-se como a região que mais gerou postos de trabalho nesses setores, com 28,4% das vagas em SC. Em seguida, o Vale do Itajaí corresponde a 25,2% das vagas, enquanto o Norte Catarinense, Oeste, Sul e Região Serrana seguem na sequência.
O comércio e serviços catarinenses têm grande peso no contexto nacional. Apesar de Santa Catarina representar apenas 3,6% da população do Brasil, o estado é responsável por 5,1% dos empregos nessas áreas no país, como ressalta Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio SC. Ele destaca a força do setor terciário na economia estadual, evidenciada pelos números crescentes de vagas formais.
Outro fator que vem ganhando relevância é o aumento do número de estrangeiros empregados no comércio e serviços em SC, com destaque para venezuelanos, haitianos, argentinos e cubanos, que representam pouco mais de 1% dos trabalhadores formais. Entre os venezuelanos, as contratações aumentaram 53% no último ano, totalizando cerca de 12,7 mil profissionais.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
