00:00
21° | Nublado

Cozinhas Solidárias: Distribuição de alimentos do PAA inicia em SC

O PAA visa impulsionar a agricultura familiar e promover inclusão econômica e social, garantindo acesso regular a alimentos de qualidade e contribuindo para o direito humano à alimentação adequada e saudável. (Foto: Divulgação/GOV)

Publicado em 13/05/2024

Começa, nesta semana, a entrega de alimentos destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional em Santa Catarina, assistidas por Cozinhas Solidárias, no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Estas cozinhas foram classificadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

A aquisição de 25 toneladas de frutas, verduras e legumes, pinhão, feijão e farinha de milho ocorre no âmbito do PAA, na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS). O aporte para a operação é de R$157,8 mil, provenientes do MDS. Já a doação dos alimentos beneficiará mais de 200 famílias que vivem nos municípios catarinenses de São José e Florianópolis.

Ao todo, 15 agricultores familiares do município de Rio Negrinho participam desta operação como fornecedores e também ficarão responsáveis pela distribuição dos produtos. A organização fornecedora é a Cooperativa Regional de Industrialização  e Comercialização.

Entre as entidades recebedoras estão a Cozinha Projeto Além dos Olhos, do bairro Areias, em São José, e a Cozinha Comunitária Vivendo e Aprendendo, do bairro Capoeiras, em Florianópolis. 

PAA - Entre as principais finalidades do programa estão o incentivo à agricultura familiar e a promoção da inclusão econômica e social, com fomento à produção sustentável, ao processamento de alimentos, à industrialização e à geração de renda; incentivo ao consumo e a valorização dos alimentos produzidos pela agricultura familiar, contribuição ao acesso à alimentação, em quantidade, qualidade e regularidade necessárias, para as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, sob a perspectiva do direito humano à alimentação adequada e saudável.

 

Da redação

Fonte: Conab

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045