00:00
21° | Nublado

Corpus Christi solidário em Florianópolis

Foto: Divulgação

Publicado em 18/06/2019

Na próxima quinta-feira, 20 de junho, a Igreja Católica comemora em todo mundo, o dia de Corpus Christi. O nome vem do latim e significa, “Corpo de Cristo”. Tem como objetivo, celebrar o mistério da Eucaristia, ou seja, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo.

É um dia em que os fiéis tradicionalmente confeccionam os tapetes feitos de flores, serragem e outros materiais, pelas ruas onde o padre passará com o Santíssimo Sacramento.

Na Arquidiocese de Florianópolis, as 71 Paróquias celebram Missa Solene, seguida de procissão.

Gesto solidário

Neste ano, o Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, celebrará às 15h, na Catedral Metropolitana. Todos são convidados para fazer um gesto de caridade em prol do Asilo Irmão Joaquim e da Pastoral do Migrante, trazendo donativos de gênero alimentício, higiene pessoal e de limpeza. Todos os donativos arrecadados serão destinados a essas duas entidades.

Na Catedral, às 07h, as ruas em volta da Praça XV serão fechadas para a marcação dos tapetes. E a partir das 08h, representantes de pastorais, movimentos e novas comunidades iniciam a confecção de tapetes.

Neste ano, na Catedral Metropolitana, a Igreja Mãe da Arquidiocese, a artista plástica, Beatriz Wolf Harger Silveira confeccionou 50 metros de pintura em lona, a partir de observações que ela tem feito da solenidade, de outros anos.

Sempre na quinta-feira

A festa de Corpus Christi é feita na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Também em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste Sacramento.

A procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao bispo diocesano que a providencie onde for possível, como forma de “testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia”.