00:00
21° | Nublado

Copom define alta dos juros básicos nesta quarta

Banco Central decide rumo da Selic nesta quarta-feira em meio a pressões econômicas. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Publicado em 06/11/2024

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central define nesta quarta-feira (6) se elevará a taxa básica de juros, a Selic, para controlar a inflação, em meio à alta do dólar e impactos da seca nos preços de energia e alimentos. Analistas do boletim Focus projetam um aumento de 0,5 ponto percentual, elevando a Selic para 11,25% ao ano e com previsão de fechar 2024 em 11,75%.

Desde 2017, quando a Selic ficou em 13,75%, a taxa teve cortes sucessivos, mas subiu novamente em julho de 2023, seguindo o alerta do Copom sobre a necessidade de uma política monetária restritiva diante da inflação. Em outubro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), inflação oficial, registrou alta de 0,44%, acumulando 4,42% em 12 meses, próximo do teto da meta para 2024 (4,5%).

A meta de inflação do Conselho Monetário Nacional para 2024 é de 3%, com tolerância de até 4,5%, e o Banco Central deve ajustar a Selic conforme necessário para evitar novos aumentos inflacionários. A Selic, utilizada nas operações de títulos públicos, influencia outras taxas de juros da economia, regulando o crédito, consumo e crescimento econômico.

 

 

Da redação

Fonte: Agência Brasil

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI