00:00
21° | Nublado

Consumidor catarinense ganha voz em propostas que viram projeto de lei

Consumidor catarinense ganha voz em propostas que viram projeto de lei
Deputado Mário Motta ressalta relevância da participação cidadã na construção de leis em Santa Catarina. (Foto: Daniel Conzi/Agência AL)

Publicado em 04/09/2025

Em reunião na quarta-feira (3), a Comissão dos Direitos do Consumidor e do Contribuinte e de Legislação Participativa delegou à conversão em projeto de lei uma sugestão legislativa apresentada pelo Instituto de Municípios Participativos. A associação, com sede em Florianópolis, encaminhou ao colegiado uma proposta de anteprojeto de lei, na qual dispõe sobre o incentivo aos municípios catarinenses, por parte do Poder Executivo, a implementarem uma política participativa em suas administrações.

O presidente da comissão, deputado Mário Motta (PSD), destacou a importância da iniciativa. "Essa comissão abre espaço para que a sociedade civil, por meio de suas instituições representativas, participem efetivamente da elaboração de projetos de lei", comentou.

Com a decisão, o projeto de lei será encaminhado para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Simpósio sobre os 35 anos do Código de Defesa do Consumidor
Ainda, dois requerimentos de autoria do presidente do colegiado, deputado Mário Motta, foram deliberados por unanimidade. Os 35 anos do Código de Defesa do Consumidor e os desafios na proteção jurídica do consumidor em Santa Catarina serão pauta de um simpósio, com data ainda a ser definida.

Ação conjunta com Procon
Além disso, foi acatada a promoção de uma ação conjunta envolvendo o colegiado, o Procon estadual e o Procon do município de São José, visando prestar esclarecimentos para a população. O evento vai ser realizado no centro de São José, na Grande Florianópolis, mas ainda não tem data definida.

 

Leia também:

- Alesc discute aumento da população em situação de rua em SC

 

 

Da redação

Fonte: Alesc

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI