00:00
21° | Nublado

Conheça os alimentos que protegem a pele do sol

Foto: Reprodução

Publicado em 14/01/2016

A exposição ao sol pode trazer muitos malefícios à pele, como manchas, doenças e até a excessiva produção de radicais livres, o que acarretaria em um rápido envelhecimento da derme. Isso acontece devido ao prejuízo causado pela radiação nas estruturas celulares e cutâneas, a exemplo do colágeno e da elastina, responsáveis por manter a pele firme e sem rugas.

Com o verão e as altas temperaturas, é preciso proteger o rosto com protetores solares e produtos adequados para seu tipo de pele, que permitam a absorção de vitaminas e nutrientes necessários, além de estimularem a produção de proteínas e retardarem o envelhecimento da pele. Mas há uma forma bastante natural de proteger a pele: a ingestão de alimentos que auxiliam no fator proteção. Conheça alguns:

Os alimentos ricos em carotenóide são ótimos aliados contra os radicais livres, sendo antioxidantes, contribuindo para a nutrição da pele e até auxiliando no bronzeado de forma positiva. São eles: cenoura, pimentão, acerola, melão, abóbora, couve e espinafre. Vale lembrar que alimentos com a cor amarelada são os que mais ajudam a manter a cor do verão.

A vitamina E é um bloqueador da luz solar, pois protege as células da luz ultravioleta e de fatores ambientais responsáveis pela produção de radicais livre. A substância também é considerada uma ajudante para manter o bronzeado por mais tempo. Coloque em sua dieta amêndoas, amendoim, castanha-do-pará e cereais integrais.

Adicionar um pouco mais de luteína na alimentação pode prevenir manchas causadas pelo excesso da luz solar. Ela pode ser encontrada em ovos, milho, couve, espinafre e acelga. Também é preciso mencionar que o sol pode causar rugas na pele. Como prevenção para o problema, é indicado o consumo de frutas vermelhas como amora, cereja e framboesa, ricas em antocianina.

A mais importante de todas as substâncias é a água. O corpo pede muita água, principalmente em épocas quentes e é preciso repô-la, bebendo cerca de dois litros por dia. O líquido garante saciedade, um bom funcionamento do corpo e também ajuda a pele, já que auxilia na formação de ácidos graxos, responsáveis pela lubrificação, retardando, assim, o envelhecimento.

E lembre-se também da água de coco, que, além de hidratar o corpo, reduz a pressão arterial, contribui com a circulação sanguínea, contém propriedades antienvelhecimento e ainda é perfeita para os praticantes de exercícios físicos, já que repõe eletrólitos, protegendo de cãibras e contribuindo para o desempenho físico.

Da redação