Conheça o combustível que vai transformar a energia em SC
O uso de biometano na rede de gás natural em Santa Catarina é uma das metas da SCGÁS para impulsionar a redução de impactos ambientais. Como parte dessa iniciativa, a distribuidora realiza chamadas públicas para incentivar o uso do biometano como fonte complementar ao gás natural. A medida pode representar um avanço significativo na matriz energética catarinense e busca promover um modelo mais sustentável para a distribuição de energia na região.
O biometano é produzido a partir da purificação do biogás – originado da decomposição de matéria orgânica, como resíduos agroindustriais e resíduos sólidos urbanos. Após o processo de purificação, o biogás se transforma em biometano, um combustível equivalente ao gás natural. "A utilização do biometano nos permite aproveitar resíduos orgânicos e promover uma economia circular, que transforma descarte em energia", comenta Antônio Machado, engenheiro da Gerência Comercial Industrial e Veicular da SCGÁS.
A incorporação do biometano visa interiorizar o uso do gás natural, ampliando o acesso em áreas mais distantes e incentivando a economia local. Estudos do Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) indicam um potencial diário de mais de 3 milhões de metros cúbicos de biometano em Santa Catarina, com uma capacidade viável de produção de 160 mil metros cúbicos por dia, concentrada em grande parte no oeste do estado.
O planejamento da companhia inclui projetos de biometano na região litorânea, no sul e no oeste de Santa Catarina. O biometano poderá ser utilizado na indústria, no transporte, no comércio e nas residências, gerando benefícios ambientais e econômicos para diversas regiões do estado. Com o avanço do setor e a valorização crescente de outros produtos gerados no beneficiamento do biogás, como gás carbônico renovável, biofertilizantes e energia elétrica, a expansão do biometano fortalece a transição energética e promove o desenvolvimento sustentável.
Da redação
Fonte: RCN
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI