Comunicação Política no Divã
O tradicional e decadente marketing político está com os dias contados. Com o eleitor cada vez mais conectado através de smartphones, notebooks e tabletes sempre à mão, o discurso genérico perdeu força, abrindo espaço para discussões robustas nas inúmeras plataformas digitais que se propagam na rede. As abordagens individualizadas ganharam destaque, assim como a valorização das estatísticas que propiciam uma compreensão mais específica do perfil dos votantes.
Para melhor compreender essa conjuntura e compartilhar com a comunidade política e a sociedade civil local, o “Collectivo” oferece no próximo dia 27 de abril às 19h30, no S7 Coworking, um painel exclusivo de “Comunicação Política – Mandato vs Campanha”, com a participação de Pedro Guadalupe, especialista em desenvolvimento de estratégias digitais para eleições no Brasil, e de Felipe Spessatto, expert em marketing político catarinense. Emiliano Ramos Branco, advogado com experiência em campanhas políticas, também participa do debate que contará com a mediação de Marcelo Neto, diretor e fundador do S7 Coworking.
O painel é destinado a publicitários, marqueteiros, jornalistas, coordenadores de campanha, políticos e seus assessores. Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos no S7 Coworking, na Rua Rafael Bandeira, 328, região da Beira-mar, em Florianópolis, ou através do site www.collectivo.com/politica. Para informações e reservas, contate o telefone (48) 3204-6403.
Sobre os participantes:
Pedro Guadalupe
Profissional de comunicação e marketing, Pedro Guadalupe iniciou sua atuação em grandes campanhas em 2012. Já atendeu diversos candidatos e ocupantes de cargos públicos nas esferas municipal, estadual e federal. Seus trabalhos são marcados pela criatividade, visão estratégica e estética apurada, conquistando índices de viralização nas mídias digitais. Pedro foi o criador de dois jingles presidenciais de grande repercussão na internet: o “Funk do Aécio” e “Eduardo, o Jorge”, que chamou a atenção da mídia francesa. Foi ele também o responsável pelo vídeo “Faroeste Caboclo do Lula”, uma paródia da banda Legião Urbana, e ainda “Faroeste Caboclo da Petrobras”, que obteve mais de 25 milhões de visualizações nas redes sociais.
Felipe Spessatto
Felipe Spessatto é publicitário com larga experiência em Santa Catarina, tendo atuado em diversas campanhas na iniciativa privada. Nos últimos quatro anos vem se dedicando à comunicação política. Em 2014 foi o responsável pelo planejamento e comunicação da campanha do deputado estadual eleito Gabriel Ribeiro, além de desenvolver o Panóptico, um sistema que permite a fundamentação e desenvolvimento de uma nova comunicação política, com lançamento previsto para este ano.
Emiliano Ramos Branco
Emiliano Ramos Branco é advogado especialista em Direito Civil e Empresarial e pós-graduando de Direito Eleitoral pelo IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público) que tem no corpo docente os ministros do STF Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Nas últimas eleições fez parte da equipe que elegeu o Deputado Estadual Gabriel Ribeiro.