Comércio de SC fechou 2024 em alta

O comércio de Santa Catarina encerrou 2024 com desempenho positivo, registrando um crescimento de 4,1% no acumulado do ano, conforme dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (13). Esse resultado representa a maior alta desde 2020, quando o avanço foi de 5,6%.
O setor foi impulsionado pela melhora na confiança das famílias e pelo fortalecimento do mercado de trabalho. A intenção de consumo cresceu 1,2% em dezembro, refletindo um aumento expressivo de 5,9% na compra de bens duráveis. De acordo com Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio SC, o volume de contratações também influenciou o resultado positivo, com cerca de 20 mil novas vagas preenchidas no comércio ao longo do ano, um aumento de 71%.
"Os números do IBGE confirmam o que já vínhamos percebendo, de que 2024 foi um ano favorável não apenas para o comércio, mas também para setores como serviços e indústria", afirma Dagnoni.
Para 2025, a Fecomércio SC projeta um crescimento mais moderado, ainda acima dos 2%, enquanto a Confederação Nacional do Comércio (CNC) estima um avanço nacional de 1,9%, abaixo dos 4,7% registrados no ano anterior.
Segundo a economista da Fecomércio SC, Edilene Cavalcanti, o bom desempenho do comércio catarinense em 2024 foi impulsionado principalmente pelos segmentos de artigos farmacêuticos, médicos, perfumaria e cosméticos, que cresceram 11,9%, e pelo setor de móveis e eletrodomésticos, com alta de 8,8%.
"No entanto, dezembro apresentou uma leve queda em relação a novembro, o que pode indicar um ritmo mais lento daqui para frente. A alta de juros e a inflação podem impactar o consumo nos próximos meses", observa a economista.
Da redação
Fonte: RCN
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
