00:00
21° | Nublado

Comércio catarinense supera média nacional em 2024

Segmentos de veículos e eletrodomésticos puxaram o desempenho positivo do comércio catarinense, mostra IBGE. (Foto: Ricardo Trida/Arquivo/Secom)

Publicado em 13/02/2025

O comércio varejista ampliado de Santa Catarina apresentou um aumento de 7,2% no volume de vendas entre janeiro e dezembro de 2024, conforme dados do IBGE divulgados nesta quinta-feira (13). O crescimento foi superior à média brasileira, que ficou em 4,1%.

Dentre os segmentos que mais se destacaram em 2024, estão as vendas de veículos, motocicletas, partes e peças, que registraram uma alta de 17,2%, seguidas pela comercialização de eletrodomésticos, com crescimento de 12,7%. O setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos também teve uma variação positiva significativa de 11,9%.

De acordo com o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, o crescimento nos bens duráveis, como veículos e eletrodomésticos, reflete uma maior disposição do consumidor catarinense para adquirir produtos de valor agregado, impulsionado pela geração de emprego, renda e o crescimento econômico do estado.

Crescimento em 10 de 14 Segmentos

Em 2024, o comércio catarinense obteve crescimento em 10 dos 14 segmentos pesquisados pelo IBGE. Além dos veículos e eletrodomésticos, as vendas de artigos de uso pessoal e doméstico (8%), atacados (5,8%), hipermercados e supermercados (5,1%) e materiais de construção (1,2%) também apresentaram variação positiva.

Por outro lado, alguns segmentos registraram queda, como livros, jornais, revistas e papelaria (-3,8%), tecidos, vestuário e calçados (-3,7%), combustíveis e lubrificantes (-1,1%) e equipamentos para escritório, informática e comunicação (-0,3%).

Dreveck destacou que a mudança nos hábitos de consumo, como o aumento do teletrabalho e o crescimento das compras online, tem impactado alguns setores. Contudo, ele ressaltou que o comércio catarinense continua a ser um motor importante para o avanço da economia do estado.

Perspectiva Positiva para 2025

As projeções para 2025 indicam um crescimento superior a 2% nas vendas do comércio catarinense, conforme estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC). Esse índice supera a expectativa nacional, que é de 1,9%.

A Fecomércio SC destaca alguns fatores que sustentam essa previsão otimista, como a intenção de 2,6% dos varejistas de investir em seus negócios e o aquecimento do mercado de trabalho, que deve contribuir para o aumento do consumo e a estabilidade da renda e emprego no estado.

 

 

 

Da redação

Fonte: Secom

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI