00:00
21° | Nublado

Comcap realiza amanhã, 15, o evento Vida sem lixo

Foto: Reprodução/Cleber Tomas

Publicado em 14/05/2015

A Comcap realiza amanhã, sexta-feira (15/5), das 9h às 10h30, o evento Vida sem lixo – reflexões sobre o Dia do Gari, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Nas ocasião será formada uma mesa de debate sobre a produção de resíduos sólidos com convidados como a designer Cristal Muniz, de 23 anos, que compartilha sua experiência de lixo zero durante um ano, inspirada na americana Lauren Singer que não produz lixo há dois anos. O Dia do gari é comemorado neste sábado, 16/5.

Em paralelo, estarão em exposição fotos do esforço cotidiano dos garis feitas pela estudante de Fotografia da Univali Ana Paula Alves Lima, e parte das coleções do Museu do Lixo da Comcap que educa para o consumo sustentável.

Por que gari?

Pedro Aleixo Gary foi o francês, que ainda durante o Império, assinou o primeiro  contrato de limpeza urbana no Brasil, para limpar as ruas depois da passagem de cavalos. Os cariocas acostumaram-se a chamar a “turma do gari” quando precisavam  de serviços de limpeza.

Em capitais como Rio ou São Paulo, são chamados garis todos os trabalhadores em limpeza urbana. Aqui, por costume e convenção, só os que operam a coleta de resíduos sólidos. 

Da redação