00:00
21° | Nublado

Comcap articula treinamento para centrais de triagem

Capacitação foi na ACMR para operadores da prensa de materiais recicláveis

Publicado em 04/12/2019
Trinta triadores de materiais recicláveis de nove associações da Grande Florianópolis participaram de capacitação em segurança do trabalho organizada pela Comcap nesta terça-feira (3). A Prefeitura de Florianópolis tem meta de triplicar os índices de reciclagem em Florianópolis, de 6% para 18%, já a partir do ano que vem, e para isso é fundamental a parceria com as associações de catadores, aponta o presidente da Comcap, Márcio Alves. 
 
A Prefeitura de Florianópolis doa os materiais recicláveis secos (papel, metal, vidro e plástico) para as associações e elas comercializam com a indústria da reciclagem, escoando as embalagens de volta para o ciclo econômico e gerando renda social. “É um ciclo, quando o consumidor compra um produto no supermercado, ele compra também a responsabilidade de dar o destino correto àquela embalagem”, comenta o presidente da Associação de Coletores de Materiais Recicláveis (ACMR), Volmir Rodrigues dos Santos.
 
Hoje, com as 12 mil toneladas separadas pela população de Florianópolis para a coleta seletiva da Comcap, estima-se uma geração de riqueza da ordem de R$ 6 milhões ao ano. Mais de 800 pessoas trabalham de forma direta e indireta nas associações da Grande Florianópolis.
 
Centrais de triagem legalizadas 
Por ação da Comcap, explica a engenheira sanitarista Rita de Cássia Rodrigues, a partir de ajustamento negociado entre o Ministério Público de Santa Catarina e as prefeituras de Florianópolis e São José, as 11 centrais de triagem que operam na Grande Florianópolis estão em processo de licenciamento ambiental. Das sete centrais localizadas em Florianópolis, três já operam com licença ambiental. 
 
Nesta fase, também estão sendo estimuladas a se adequarem à Norma Regulamentadora 12, de segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. O treinamento e adequação estão sendo feitos pelo técnico Leandro Rafael da Silva e pelo engenheiro em Segurança do Trabalho Rafael Santana, ambos da Conectar Engenharia. 
 
Em todas as associações, explica Rita, há trabalhadores que operam a prensa e para fazê-lo é obrigatório ter certificado de treinamento na NR-12. A Comcap articulou o treinamento e a ACMR disponibilizou suas instalações. A Associação Nacional de Catadores (Ancat) está bancando o treinamento da NR 12 e os laudos dos equipamentos conforme NR 10 (segurança em instalações e serviços em eletricidade) para oito associações.
 
Da Redação