00:00
21° | Nublado

Com aporte de R$ 30 bilhões, Sebrae Nacional pretende atender um milhão de M.E.I.'s

Décio Lima, presidente nacional do SEBRAE, lançou a plataforma Crédito Consciente em evento em Florianópolis. (Crédito da foto: Mafalda Press)

Publicado em 01/05/2024

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, lançou na sede do Sebrae SC, em Florianópolis, na manhã de terça-feira, 30, a plataforma de Crédito Consciente "Acredita", que objetiva oferecer assistência aos empresários de pequenos negócios na tomada de crédito junto às instituições financeiras. Além de grande presença de público no local, o evento foi acompanhado de forma on-line por toda a estrutura do Sistema Sebrae no país, além da imprensa nacional e demais interessados no tema. 

Os pronunciamentos focaram na importância da iniciativa, que dará suporte aos empreendimentos de pequeno porte e Micro Empreendedor Individual (M.E.I) , avaliando e avalizando empréstimos junto a instituições financeiras. 

A escolha da capital catarinense para o lançamento da plataforma teve um caráter simbólico. Mais do terra natal de Décio Lima, Santa Catarina é tida como o estado mais empreendedor do país e será modelo nesta operação de crédito assistido. 

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, reforçou que o objetivo da plataforma de Crédito ConscienteAcredita, do governo federal, é ampliar a consciência e segurança das instituições financeiras para atender microempreendedores na liberação do empréstimo. 

O Acredita é a estratégia lançada pelo governo federal que reestrutura o acesso a crédito. A página Crédito Consciente vai explicar de forma didática como acessar o fundo de aval do Sebrae, que aportou R$ 30 bilhões para atender, pelo menos, 1 milhão de empreendedores que precisam de crédito assistido", assinalou. Décio Lima lembrou, também, a força dos pequenos negócios para economia brasileira, mas acrescentou que 88% dos MEI's não tem acessso a crédito, por que não tem aval ou garantia. O desafio será fazer o dinheiro chegar no pequeno empreendedor, como crédito assistido. 

O Sebrae, por meio do FAMPE - Fundo de Aval para Micro e Pequenas Empresas, poderá ser avalista de até 80% de garantia do valor total do empréstimo. É simples e fácil. As Instituições Financeiras parceiras do Sebrae serão várias, entre elas BNDES, BRDE, FINEP, bancos privados e digitais que estarão competindo para oferecer a menor taxa de juros e consequentemente viabilizar o maior número de emprésitimos. Haverá também uma linha de crédito específica para mulheres, acrecentou Lima.

"O Sebrae terá a maior carteira de créditos garantidos e assistidos de sua história. Um trabalho que conta com o esforço de todo o Sistema Sebrae, incluindo os 26 estados e o Distrito Federal" finalizou Décio Lima.

Da redação

Fonte: RCN

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!