Cinema gratuito apresenta mostra australiana
O Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) tem sessões gratuitas todas as semanas, de quinta-feira a domingo. Nesta semana acontece a Mostra de Filmes da Austrália 2015, com longas-metragens que retratam a cultura australiana e as paisagens deslumbrantes daquele país. São seis filmes, novos e clássicos, ganhadores de diversos prêmios internacionais e aclamados pelo público e crítica. A realização é uma parceria entre Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e o curso de graduação de Cinema da Unidade Pedra Branca, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
Confira a programação desta semana:
28/5 (quinta-feira), às 18h; e 30/5 (sábado), às 20h:
33 Cartões Postais (33 Postcards): MeiMei é uma orfã chinesa de 16 anos cujo maior sonho é fazer parte da família “perfeita”. Quando seu orfanato viaja para a Austrália para participar do Festival de Corais Australianos, MeiMei aproveita a oportunidade para encontrar seu padrinho, que é daquele país. No entanto, o que ela encontra é uma realidade longe da perfeição descrita por Dean em seus cartões postais. Inicialmente desconectados e sem nada em comum, os dois começam uma viagem em busca de aceitação, redenção, amor e uma família.
28/5 (quinta-feira), às 20h; e 31/5 (domingo), às 18h:
Estrada do Mistério (Mystery Road): Aaron Pedersen, Hugo Weaving, Ryan Kwanten Jay Swan, um detetive aborígene “cowboy”, retorna para sua pequena cidade natal a fim de solucionar o assassinato de uma menina aborígene adolescente, cujo corpo é encontrado em uma estrada nos arredores da cidade.
29/5 (sexta-feira), às 18h:
Duas Mãos (Twohands): Jimmy é um jovem de 19 anos que aceita a oferta de um mafioso para fazer um trabalho aparentemente fácil. Entretanto, tudo sai errado quando o destino coloca dois garotos de rua no caminho de Jimmy, em um filme cheio de surpresas, ação e humor negro.
29/5 (sexta-feira), às 20h:
Eu Sou Uma Garota (I Am a Girl): Ser menina significa que é mais provável ser vítima de violência, doença, miséria ou desvantagens do que qualquer outro grupo no planeta. O filme mostra um dia na vida de seis garotas: Manu, Kimsey, Aziza, Habiba, Breani e Katie – com idades entre 17 e 19 anos – cada uma lidando de forma diferente com a feminilidade e com a realidade do que significa crescer como mulher em um mundo ainda tão masculino.
30/5 (sábado), às 18h:
Fazendeiro de Ostras (OysterFarmer): Jack Flange ama sua vida em Sydney, mas quando descobre que sua irmã sofreu um grave acidente, parte para ajudá-la, em uma pequena, mas estonteante cidade na região do rio Hawkesbury. Lá, gerações de fazendeiros de ostras trabalham arduamente, construindo suas histórias e colecionado queixas. Sem dinheiro para pagar as contas hospitalares da irmã, Jack troca o duro trabalho temporário de fazendeiro de ostras pelo crime, roubando o carro forte de um banco local.
Das redação