00:00
21° | Nublado

Cinco dicas para decorar apartamentos pequenos

Foto: Reprodução

Publicado em 02/08/2016

Morar em um apartamento pequeno pode ter o mesmo estilo, charme e conforto que um grande. A falta de espaço dos apartamentos brasileiros se tornou comum; entretanto, isso não significa que não seja possível ter uma decoração bonita e prática para o dia a dia. A ideia é saber aproveitar os cantos, espaços livres e criar com móveis e objetos um lar harmônico.

Caso esteja reformando ou montando a casa ou apartamento, definir o limite de gastos é essencial. Assim, a escolha dos itens ficará mais fácil e a prioridade deles também. Outro fator é escolher o estilo e necessidades que cada cômodo do lar exige. Isso permitirá uma pré-visualização melhor de todo o projeto. A seguir, reunimos algumas dicas para aplicar na sua decoração, confira!

Pintura

Além de uma escolha que depende de gosto, a cor influencia na energia, iluminação e tamanho da casa. Isso porque cores claras, por exemplo, tem a vantagem de “expandir” os espaços, sendo perfeitas para a sala, o banheiro e o quarto. Além disso, na hora de dormir, essas cores não atrapalham o sono.

Abusar da luz natural em conjunto com as cores claras, torna o ambiente bem iluminado e dá um tom de tranquilidade. Cores vivas ou fortes podem ser usadas em determinadas paredes e isso realça a personalidade da casa. Outra ideia é deixar os coloridos para os objetos de decoração e acessórios, como quadros, almofadas e luminárias.

Móveis

Usar parte do dinheiro com um marceneiro é ideal para ter móveis feitos sob medida. Em apartamentos pequenos fica mais difícil fazer o traslado de móveis e, assim, esse investimento vai facilitar a vida na casa. Para quem tem muita coisa para guardar, a instalação de armários de portas deixa tudo mais organizado. Outra opção são os armários de correr com estantes vazadas, assim tudo pode ser armazenado em somente um lugar.

Ter pequenos assentos ou pufes com rodas são uma carta coringa quando muitas pessoas visitam a casa. Além de práticos, eles podem ser colocados em qualquer lugar. Para o quarto, um criado mudo feito sob medida vai permitir que os dois lados da cama de casal possam ter seu próprio móvel. Para o quarto que tem cama de solteiro, sobrará mais espaço, que pode ser aproveitado com uma escrivaninha ou uma poltrona.

Cozinha

O cômodo da cozinha é um dos que mais sofre com a falta de espaço. Nesse ambiente, é preciso ter criatividade na harmonização dos objetos. Instalar ganchos permite que o preparo dos alimentos fique prático; use para panos, espátulas, colheres e entre outros. Na cozinha, usar móveis sob medida também ajuda. Se o orçamento não permitir, bancadas ou estantes fixadas nas paredes servem para posicionar copos, canecas, pratos e muito mais.

Quando for montar a cozinha, separe o lugar dos eletrodomésticos. Geladeira e fogão geralmente já vêm delimitados na arquitetura do ambiente, entretanto o micro-ondas nem sempre. Escolha o modelo adequado para o espaço disponível e posicione em um lugar um pouco mais alto sob uma bancada. Além disso, existem diversos tamanhos de micro-ondas para se adaptar à sua necessidade. Isso vai fazer você organizar o ambiente.

Móveis inteligentes

Investir em sofás que se tornam camas, mesas que se dobram ou estantes que diminuem de tamanho representam uma facilidade enorme para os espaços pequenos. O valor gasto em um desses móveis vai poupar você de comprar dois itens ou mais, e ainda economizar espaço. Eles também podem ser usados na cozinha, como as gavetas na diagonal.

Espelhos

Quando usados com sabedoria e sem excessos, os espelhos são ótimos aliados para ampliar espaços. Além de dar um toque de elegância ao estilo da casa, os espelhos aumentam a reflexão da luz e tornam o ambiente mais iluminado. Ao usá-los para revestir paredes, é preciso ter cuidado para não realçar pontos negativos do lar. Por exemplo, em cômodos como a sala eles caem bem, já que essa área costuma ficar organizada. Além disso, esse cômodo costuma concentrar o charme da casa. 

Da redação