Ciclone extratropical traz perigos climáticos para SC
Santa Catarina se prepara para uma semana de tempo severo, com a aproximação de um ciclone extratropical que pode causar fortes chuvas, rajadas de vento e até queda de granizo até o final desta semana. O fenômeno, que será intensificado pela chegada de uma frente fria, coloca o estado em alerta, especialmente nas regiões costeiras e de encostas, onde o risco de alagamentos e deslizamentos de terra é elevado.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o ciclone poderá trazer volumes de chuva superiores a 200 milímetros no sudeste do estado, o que pode resultar em sérios impactos, incluindo o aumento do risco de desastres naturais. Além disso, ventos com velocidade acima de 60 km/h e o potencial para queda de granizo também estão previstos. As chuvas intensas devem afetar principalmente atividades no campo, dificultando a rotina dos produtores rurais, apesar de favorecer a umidade do solo em áreas do oeste.
Em outras regiões, o acumulado de chuva deverá ficar entre 40 e 70 mm, o que representa uma quantidade significativa, mas sem os mesmos riscos extremos do sudeste. As autoridades alertam para a necessidade de monitoramento constante, principalmente nas áreas mais vulneráveis a enchentes e deslizamentos, e recomendam que a população esteja atenta às previsões climáticas.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI