00:00
21° | Nublado

Oktoberfest é suspensa por alguns dias devido às chuvas intensas

A suspensão deve ser por quatro dias, e caso a situação se estabilize a festa poderá retornar a partir desta quarta-feira, 11 (Foto: PMB)

Publicado em 05/10/2023

O Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres, o Cigerd, da Defesa Civil de Santa Catarina passou a operar no Nível 02 – Código Laranja – na tarde desta quinta-feira, 5, em atendimento às ocorrências relacionadas às chuvas intensas. A partir de agora, o Grupo de Ações Coordenadas (Grac) vai trabalhar junto até o final do período de risco por causa das chuvas. Todos estão de prontidão para atender no que for relacionado ao seu campo de atuação. A frente é formada pelas Secretarias de Proteção e Defesa Civil, Assistência Social, Administração Prisional e Saúde, além do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Casan e Celesc.

De acordo com o relatório mais recente da Defesa Civil, divulgado no início da noite desta quinta-feira, 5, Santa Catarina tem 60 municípios afetados pelas chuvas. São ocorrências, na grande maioria, de chuvas intensas, seguidas por deslizamentos, alagamentos, inundações, enxurradas, entre outras, como granizo e vendavais.

Até o momento, o CBMSC atendeu 131 ocorrências relacionadas com as chuvas intensas e volumosas que atingem SC desde a terça-feira, 03. As cidades que mais registraram ocorrências foram: Rio Negrinho, São Bento do Sul, Tangará, Curitibanos, Erval Velho e Rio do Sul, sendo os alagamentos e retirada de pessoas ilhadas as mais recorrentes.

A previsão indica maior volume de chuva entre sexta-feira e domingo, portanto a população deve ficar atenta, principalmente por conta do solo encharcado e o risco de deslizamentos de terra. Todas as equipes especializadas do CBMSC, as Forças-Tarefa, estão em estado de sobreaviso, garantindo agilidade no acionamento, quando necessário. Em caso de emergência deve ser acionado o telefone 193 do CBMSC.

Oktoberfest é suspensa

A festa acontece até a noite desta 5a feira, 05/10. Amanhã já está suspensa como medida preventiva já que o volume de chuvas deve aumentar, o que torna a área da cidade passível de alagamentos. A suspensão deve ser por quatro dias, e caso a situação se estabilize a festa poderá retornar a partir de quarta-feira, 11. Segundo a organização o período em que a festa foi suspensa será compensado, podendo o Oktoberfest continuar até dia 29 ou 30 de Outubro.   

Para o prefeito Mário Hildebrant: '"o importante agora é ser responsável e cuidar das pessoas, por isso decidi suspender a festa. Precisamos considerar a importância da vida das pessoas em primeiro lugar, mas também a importância econômica do Oktoberfest para a cidade de Blumenau, por isso em vez de cancelar a festa, preferi prorrogada-la." completou.

Da redação

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045