Chuvas ganham força e colocam SC em alerta

A semana segue com tempo instável em Santa Catarina, especialmente nas regiões próximas ao Litoral, onde a frequência e intensidade das chuvas exigem atenção redobrada da população. De acordo com o Centro de Monitoramento da Defesa Civil estadual, áreas de baixa pressão atmosférica continuam influenciando o clima e favorecendo a ocorrência de chuvas volumosas, com potencial para causar alagamentos e enxurradas, principalmente no Meio-Oeste, Vale do Itajaí e litoral catarinense.
As precipitações devem ocorrer com maior intensidade em dois momentos distintos. O primeiro vai até a noite desta terça-feira, dia 8, quando há possibilidade de pancadas fortes, acompanhadas de raios. Já o segundo período crítico começa na noite de quarta-feira, 9, com tendência de chuva persistente que pode se estender até o final da semana. Diante dessas condições, a Defesa Civil emitiu um alerta para risco elevado de alagamentos e enxurradas nas regiões afetadas.
A população é orientada a acompanhar os canais oficiais para atualizações, pois os volumes de chuva e as áreas mais atingidas ainda podem variar conforme as mudanças nos sistemas meteorológicos.
Enquanto isso, nas áreas do Grande Oeste, o cenário é diferente: os temporais devem ocorrer de forma pontual e vão perdendo força ao longo da semana. Nessa região, o risco é considerado baixo, embora ainda possam ocorrer alagamentos isolados e registros de destelhamentos em função de rajadas de vento.
Orientações da Defesa Civil
Procure abrigo seguro durante tempestades e evite circular por áreas alagadas;
Nunca atravesse vias cobertas por água, como ruas, pontes ou passarelas inundadas;
Fique atento em regiões de encosta e observe sinais de deslizamentos, como trincas no solo e árvores inclinadas.
Para garantir a segurança, acompanhe os avisos e comunicados nos canais oficiais do Governo de Santa Catarina e da Defesa Civil estadual.
Da redação
Fonte: Secom
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
