00:00
21° | Nublado

Chuva persistente coloca SC em alerta

Chuva persistente coloca SC em alerta
Defesa Civil de Santa Catarina emite alerta amarelo para chuva persistente com risco moderado de ocorrências em diferentes regiões do Estado. (Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom)

Publicado em 01/09/2025

A semana começa com atenção redobrada em Santa Catarina. A Defesa Civil emitiu alerta amarelo válido para esta segunda (1º) e terça-feira (2), destacando risco moderado de alagamentos, enxurradas localizadas e deslizamentos de terra no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. A instabilidade é causada pela circulação marítima combinada com áreas de instabilidade em níveis médios da atmosfera.

Já o Planalto Norte e o Litoral Sul permanecem em alerta verde, o que representa baixo risco para ocorrências e menor volume de chuva.

Volumes previstos

A Epagri estima que, na capital, chova 8,8 mm nesta segunda e 4,5 mm na terça, totalizando 13,3 mm. Em Itapema e Itajaí, a previsão é de 10,6 mm no primeiro dia e 6,4 mm no segundo, números que reforçam a necessidade de precaução.

Aviso da Marinha

Além da precipitação, a Marinha do Brasil comunicou que a passagem de uma frente fria pelo oceano poderá afetar a faixa litorânea entre Chuí (RS) e Laguna (SC). A previsão é de ventos de nordeste com rajadas de até 75 km/h (40 nós) entre as noites de 1º e 3 de setembro.

Orientações de segurança

A Defesa Civil orienta que, durante temporais, a população busque abrigo seguro, distante de janelas e objetos que possam ser arremessados. Em caso de chuva intensa, não se deve atravessar ruas alagadas ou pontes submersas. Já em situações de ventos fortes, a recomendação é evitar proximidade de árvores, placas, muros e postes de energia.

 

Leia também:

- SC recebe 11 novos especialistas em saúde pública

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI