00:00
21° | Nublado

Chuva de maio ajudou no abastecimento urbano de SC, afirma Boletim

Como resultado das chuvas intensas, persistentes em algumas áreas, os acumulados mensais ficaram muito acima da média climatológica em todo o estado (Foto: Renan Medeiros / Secom) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 07/06/2022

Com o aumento no volume de chuvas em grande parte do estado, os níveis dos rios e reservatórios em maio tiveram boa recuperação. Isso teve um impacto positivo sobre os abastecimentos urbanos e demais usos dos recursos hídricos. De acordo com o Boletim Hidrometeorológico Integrado n°39, de maio, não há municípios com o serviço de abastecimento em condição crítica ou alerta, somente em atenção.

Para o secretário executivo do Meio Ambiente (Sema), Leonardo Porto Ferreira, é importante a continuidade do monitoramento hidrometeorológico com foco na gestão dos recursos hídricos. “O panorama da gestão do abastecimento público em Santa Catarina se encontra em estado de atenção em 5% dos municípios analisados. Mesmo com a significativa melhora, é fundamental que o Estado siga o monitoramento constante das condições hidrológicas”, explica.

Em junho, a previsão indica que  a chuva deve ocorrer associada a formação/passagem de sistemas de baixa pressão em todos os níveis da atmosfera e de frentes frias. E até agosto, o volume de chuva em Santa Catarina deve ficar na média climatológica. Especificamente para junho, a previsão indica índices pluviométricos que podem ocorrer de dentro a acima da média esperada para o mês.

Maio marcado por frentes frias e precipitação concentrada 

Como resultado das chuvas intensas, persistentes em algumas áreas, os acumulados mensais ficaram muito acima da média climatológica em todo o estado. O mês foi  caracterizado por eventos chuvosos em poucos dias, com elevados acumulados. Esses foram responsáveis por ocasionar situações agravantes em diversas áreas catarinenses, como pontos de deslizamento, alagamentos e transbordamento de rios, principalmente no início de maio. 

Abastecimento 

Dentre os 295 municípios de Santa Catarina, obteve-se resposta de aproximadamente 85% da amostra (252), sendo representados por diferentes agências reguladoras. Verificou-se que: 240 municípios estão em estado de normalidade e 12 em atenção frente à estiagem; e, ainda, 43 municípios que não encaminharam informações de atualização da sua situação. 

Boletim Hidrometeorológico 

O Boletim Hidrometeorológico é uma publicação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), por meio da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), e da Defesa Civil de Santa Catarina, com a parceria da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) e outras agências reguladoras.

Texto: Pablo Mingoti 

Da redação

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI