Chuva, calor e risco de tornados marcam nova estação
A primavera chega oficialmente nesta segunda-feira (22), às 15h19, e promete trazer mudanças importantes no clima de Santa Catarina. Depois de um inverno com temperaturas mais baixas, os próximos meses serão marcados por alternância entre frio e calor, aumento nas chuvas e maior probabilidade de fenômenos extremos.
Mais chuva e risco de temporais
De acordo com a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, o retorno das precipitações será um dos principais destaques da estação. As chuvas tendem a ser mais frequentes e volumosas, o que aumenta o risco de temporais. No entanto, o Fórum Climático Catarinense alertou que o resfriamento do Oceano Pacífico, previsto para outubro e novembro, pode reduzir o volume de chuva em algumas regiões, especialmente no Grande Oeste.
Enquanto no Oeste as precipitações devem ficar dentro da média entre setembro e outubro, no Litoral Norte há possibilidade de registros abaixo do esperado.
Fenômenos severos no Extremo Oeste
Meteorologistas reforçam que a primavera será um período de maior atenção para episódios de tempo severo. Tornados e microexplosões podem ocorrer com mais frequência no Extremo Oeste e em áreas próximas a Chapecó. A partir de novembro, são esperadas pancadas de chuva típicas do verão, acompanhadas de trovoadas, mas de forma mal distribuída.
Temperaturas mais quentes, mas com frio fora de época
A estação também trará dias mais quentes, especialmente nas tardes, enquanto as manhãs tendem a ser mais amenas. Apesar do aumento das temperaturas, não está descartada a ocorrência de episódios de frio fora de época, como reforçam os especialistas.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Outros posts Ver todos
21° | Nublado


