Cervejas especiais harmonizam com pratos típicos da Páscoa
A Páscoa é um dos períodos mais prazerosos, principalmente no que se refere às comidas, afinal, pouca gente resiste aos pratos típicos como o bacalhau, a colomba pascal e também os tradicionais ovos de chocolate. Então, que tal harmonizar isso tudo com uma ótima bebida para tornar a experiência gastronômica ainda mais prazerosa? Pensando nisso, listamos algumas dicas de harmonização dos pratos típicos do período com cervejas.
Um dos mais conhecidos pratos da Páscoa, o bacalhau à portuguesa, tem sabores acentuados que precisam de uma cerveja leve, mas com personalidade, para poder ser harmonizado. A Baden Baden Weiss é uma ótima opção. Esta típica cerveja de trigo tem coloração amarelada e levemente turva, apresenta um corpo leve-médio e refrescante, com uma boa complexidade de aromas frutados lembrando banana e cravo.
>>>>> Leia também:
Descubra o que sua cerveja favorita diz sobre você
Conheça mitos e verdades sobre a cerveja
A aparência se dá pela levedura que ainda está presente na bebida e ajuda a ressaltar as características aromáticas do líquido. No início do mês, este rótulo foi premiado no estilo South German-StyleHefeweizen, pelo Concurso Brasileiro das Cervejas, realizado em Blumenau.
Já a colomba pascal - uma espécie de bolo que lembra o panetone - possui aroma de baunilha e variantes, geralmente recheado com frutas secas ou chocolate, vai muito bem com cervejas que trazem aromas e sabores de maltes e frutas. Uma boa sugestão de harmonização é a Baden Baden Golden, que apresenta um sabor suave e adocicado, com aromas de canela e frutas vermelhas. Dourada e leve, esta cerveja combina com diversas sobremesas a base de frutas.
Neste período da quaresma, comer mais frutos do mar também é tradição devido ao costume de evitar carne vermelha. Camarão, marisco e peixe harmonizam com cervejas leves e sabores suavemente frutados como a Eisenbahn Weizenbier, feita com trigo de estilo alemão, com aromas de cravo e banana. A Baden Baden Witbier também é uma opção de trigo, mas com uma receita belga que leva laranja e sementes de coentro em sua composição.
Por fim, o chocolate, talvez o item mais consumido neste período. Ele harmoniza com diversas cervejas, principalmente escuras com maltes tostados e aromas lembrando café tostado ou chocolate amargo. Para isso, é preciso entender que o sabor doce do chocolate não pode ser anulado pela bebida e sim complementado. Para acompanhar essa iguaria o que não faltam são opções, entre elas, a Devassa Negra, do tipo Ale, de cor escura e um pouco mais amarga; a Baden Baden Chocolate ou a Stout, que harmonizam muito bem com as sobremesas.
Da Redação