00:00
21° | Nublado

Centro histórico da capital recebe segunda edição do Mutirão de limpeza

Ação promovida pelo Núcleo da CDL de Florianópolis será no dia 07 de setembro, das 9h às 15h (Foto: Divulgação/CDL)

Publicado em 03/09/2018

O Núcleo do Centro Histórico da CDL de Florianópolis, em parceria com empresários, órgãos do poder público e entidades, promoverá a segunda edição do mutirão voluntário de limpeza na área Leste do Centro Histórico da Capital. A ação será no dia 07 de setembro – feriado da independência do Brasil, das 9h às 15h, no entorno da rua Victor Meirelles.

De acordo com o gerente de articulação e negócios da CDL de Florianópolis, Hélio Leite, a ação visa transformar e preservar o cuidado com a cidade. “A união dos empresários e da sociedade é importante para deixar o ambiente público mais atraente e seguro para às famílias e visitantes que se encontram na localidade”, explica Leite.

Por meio de diversos parceiros para esta ação, o mutirão já tem confirmado mais de 300 voluntários para a limpeza das ruas, fachadas, separação e destinação apropriada dos entulhos, pinturas e recolhimentos de lixos dos estabelecimentos e arredores das lojas, com objetivo de transformar e revitalizar o Centro Histórico de Florianópolis em um local mais protegido e encantador.

Segundo o coordenador de projeto do Centro Sapiens, Luiz Salomão Gomes, a importância do mutirão é trazer algo inovador e deixar a cidade com uma nova identidade. “O ambiente vai ficar bacana e com um novo olhar. Com o município limpo vai atrair mais turistas neste espaço”, comenta.

Durante a ação, os voluntários terão à disposição gratuitamente água natural e o Núcleo dos Food Trucks estará presente com dois truckeiros – um com comida tradicional (prato executivo) e outro com lanches com preços diferenciados para ação.

Parceiros do Mutirão Voluntário de Limpeza

A ação conta com o apoio da  Fundação Municipal do Meio Ambiente – Floram, por meio da educação ambiental e contribuirá com serviços de jardinagem, conservação doação de mudas e preservação do espaço da cidade. A Companhia Melhoramentos da Capital de Florianópolis – Comcap, ajudará com lavação de alguns pontos com uso de hidrojatos, desratização e reconstrução das lixeiras das ruas, além de disponibilizar papa-entulhos para recolher os resíduos e dois contentores de vidros para a região. A Orcali disponibilizará uma equipe de serviço gerais com 10 pessoas, além de levar os utensílios como: sacos de lixos, pá, vassouras e desinfetantes para efetivar o trabalho. A CDL jovem de Florianópolis mobilizará os jovens empreendedores ligados ao Núcleo para se voluntariar em prol do mutirão.

A FloripAmanhã contribuirá na divulgação de captação de voluntários durante as reuniões e nas mídias sociais e portais. O Centro Sapiens convidou às pessoas por meio de um aplicativo de celular que tem mapeado os estabelecimentos localizados na região leste do Centro Histórico. O Somar Floripa mobilizará os colaboradores e volutuários do programa para estarem em peso na ação.  A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – Alesc, contribuirá ao mutirão com a revitalização das faixas e limpeza do Colégio Antonieta de Barros.

Promovido pela CDL de Florianópolis por meio do Núcleo do Centro Histórico, o evento conta com o apoio da Comcap, FloripAmanhã, Orcali, prefeitura de Florianópolis, Centro Sapiens e CDL jovem.

Serviço

O quê: Mutirão de Limpeza;
Quando: 07/09 
Onde: No entorno da rua Victor Meirelles;
Horário: 9h às 15h;
Realização: Núcleo
Centro histórico - CDL de Florianópolis.

Da redação