00:00
21° | Nublado

Celesc entrega prêmios aos medalhistas da 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética em SC

Lorenzo forte Segundo Lugar Geral Estadual e Primeiro Colocado de Escola Pública (Foto: Celesc/ Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 02/03/2023

Entre os dias 10 e 24 de fevereiro, a divisão de Eficiência Energética da Celesc concluiu a entrega de medalhas de ouro, prata e bronze, bem como de notebooks, aos premiados da 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), que visa conscientizar alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental sobre a importância do uso racional da energia elétrica.  

Ao todo, em Santa Catarina, participaram da olimpíada 4.792 alunos, 169 professores e 106 escolas, das quais 72 são públicas e 34, privadas. Destes, 760 participantes conquistaram 213 medalhas de ouro, 268 medalhas de prata e 279 medalhas de bronze. “É um projeto de grande importância porque cria a consciência sobre o uso racional da energia em jovens que serão multiplicadores da cultura em casa. Esses alunos levarão para a vida essas boas práticas de economia de energia, contribuindo com o meio ambiente”, destacou o gerente do projeto, Rodrigo José Hoffmann.  

Todos receberam certificados de participação e medalhas de acordo com o seu desempenho. Os melhores colocados — uma professora, os alunos classificados nos três primeiros lugares e os dois estudantes de escolas públicas que conquistaram a melhor classificação —, também receberam notebooks.  

Os destaques

Destacando as escolas públicas, o Segundo Lugar Geral Estadual e Primeiro Colocado de Escola Pública foi o aluno Lorenzo Forte, do Centro Integrado de Ensino Fundamental Profª.: Mirian Geny Friedrichsen, de Balneário Piçarras (colégio municipal). Ele recebeu a medalha de ouro, Notebook e certificado.  

Proibido o uso de animais em testes de cosméticos e produtos de higiene no Brasil

O aluno Maurício Scandolara Melo, da Escola de Educação Básica Profª.: Maria Solange Lopes de Borba, de São João do Sul (Colégio Estadual), foi o Sétimo Lugar Geral Estadual da 2ª ONEE e o Segundo Classificado de Escola Pública. Dentro das regras da Olímpiada, o aluno recebeu a medalha de ouro, notebook e certificado. 

Já o estudante Gustavo Henrique da Silva, da Escola Básica José Theobaldo Utzig, de Pinhalzinho (Colégio Municipal), foi o Décimo Segundo Lugar Geral Estadual da 2ª ONEE e o Terceiro Classificado de Escola Pública.

Dentro das regras da Olímpiada, o aluno também recebeu a medalha de ouro, notebook e certificado. 

A professora Fernanda de Souza Pereira, da Escola Educação Básica São Tarcísio, de São Bonifácio (Colégio Estadual), foi a Campeã Geral entre os 169 professores inscritos, pois além de concluir a capacitação, teve a maior quantidade de alunos medalhistas.

Dentro das regras da Olímpiada, a professora recebeu notebook, certificado e uma viagem a Brasília para a cerimônia de premiação nacional da 2ª ONEE, na sede da Aneel. 

E a Escola Básica José Theobaldo Utzig, de Pinhalzinho, colégio municipal, foi o grande destaque da 2ª ONEE pela quantidade expressiva de medalhas. Foram 45 de ouro, 38 de prata e 12 de bronze.  

Participaram da disputa estudantes do 8° e 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas.  

Técnicas de gamificação

A 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética aposta em técnicas de “gamificação”, que aplicam instrumentos de jogos em provas e desafios. Os participantes da competição aprendem sobre maneiras de adotar a eficiência energética no cotidiano, tudo isso de maneira dinâmica e divertida.  

A olimpíada é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), coordenada pelo Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee) e realizada por concessionárias de energia que operam em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal. A disputa incluiu a formação de professores em uma plataforma digital, a multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e a realização das provas para aferição do aprendizado. Em números nacionais, participaram da 2ª ONEE, em 2022, 197 mil alunos, 9.179 professores e 2.923 escolas. 

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br