Celesc anuncia ações para a temporada de verão
A temporada de verão, época em que Santa Catarina recebe milhares de turistas, é o período do ano em que o comportamento do sistema elétrico demanda mais atenção. Além do aumento na demanda de energia, principalmente nas regiões litorâneas, o período de dezembro a março historicamente registra uma grande quantidade de eventos climáticos que afetam o desempenho do fornecimento de energia, tais como temporais, ventanias e descargas atmosféricas.
Para garantir o fornecimento de energia adequado em quantidade e confiabilidade do sistema, há pelo menos quatro anos a Celesc vem adotando um padrão de trabalho durante a temporada que demonstra resultados positivos. Esse conjunto de ações melhorou em 30% os índices coletivos de continuidade DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), que medem a qualidade do sistema elétrico, do verão de 2013/2014 para o verão de 2016/2017.
Cerca de R$ 90 milhões foram investidos no sistema elétrico de alta tensão (subestações e linhas de transmissão), e de aproximadamente R$ 250 milhões nas redes elétricas de média e baixa tensão.
Investimentos no Programa de Automação da Distribuição
- 1.090 religadores telecontrolados em operação: dispositivos que permitem dividir circuitos e remanejar cargas. Assim, em caso de ocorrências emergenciais é minimizada a quantidade de consumidores afetados e reduzido o tempo de recomposição;
- Modernização tecnológica da rede elétrica: aplicação de cabos protegidos para áreas rurais, que garantem maior robustez na rede e instalação de capas protetoras para média tensão, aumentando o isolamento do sistema e minimizando a atuação de fatores externos;
- Autorreconfiguração (self healing): de forma automática, em caso de ocorrências emergenciais, o sistema se autorreconfigura, por meio de religadores, e remaneja os consumidores para outros circuitos, e assim reestabelecer o suprimento de energia de forma mais rápida;
- Maior recursividade para o sistema elétrico: interligação de alimentadores, de subestações diferentes quando possível, permitindo que um consumidor tenha duas ou mais fontes, aumentando a confiabilidade do atendimento.
Prevenção
Somente este ano, a Celesc contabilizou recursos da ordem de R$ 40 milhões em ações de manutenção para prevenir ocorrências no sistema elétrico catarinense. Pelas características do estado, o contato da vegetação com a rede elétrica é a principal causa de desligamentos no sistema, estando na origem de cerca de 40% das ocorrências. Por isso, de forma preventiva, a Celesc intensificou as ações de poda e roçada da vegetação próxima à rede elétrica. Na região da Grande Florianópolis o número de equipes que realizam esse serviço foi mais que duplicado.
Além disso, são avaliados os circuitos que apresentaram maior quantidade de ocorrências na temporada de verão passada — período entre dezembro/2016 e março/2017 — para a substituição de equipamentos e a divisão de circuitos elétricos de baixa tensão. A rede elétrica também é inspecionada com “termovisores”, equipamentos que permitem, por meio da análise da temperatura local, identificar preventivamente pontos de desgaste (em chaves, emendas e conexões), possibilitando a substituição de itens antes da falha.
Operação Verão e Apoio Técnico
Apesar das ações preventivas e investimentos para reforçar o sistema elétrico, desligamentos emergenciais sempre podem ocorrer. Assim, nestes casos, o foco da empresa é viabilizar um atendimento mais rápido, reduzindo os tempos de desligamento.
Por meio da Operação Verão, desenvolvida pela Celesc, a empresa contrata 37 equipes de eletricistas, para reforçar o contingente nas regiões balneárias, contemplando as agências regionais de Florianópolis, Joinville, Itajaí, Tubarão e Criciúma. De forma análoga, é desenvolvida a Operação Apoio Técnico, pela qual são reforçadas as agências regionais que mais registram eventos climáticos adversos, nas regiões de Blumenau, Rio do Sul e Mafra, com a contratação de 16 equipes terceirizadas adicionais.
Comunicação e Interação com o Consumidor
Os investimentos em comunicação integrada tem sido uma realidade nos últimos anos, como o envio de SMS quando há desligamentos programados e a disponibilização da plataforma Em Tempo Real, no site da Empresa, com as informações simultâneas do que ocorre na rede elétrica em todo o Estado. Nas redes sociais, o relacionamento com os clientes é realizado no Twitter e no Facebook.
Em caso de falta de energia, o consumidor tem à disposição o Call Center da empresa (0800 48 0196) ou alternativamente o envio de SMS, via celular, com o texto (48196 sem luz + número da unidade consumidora ou CPF do titular).
Da Redação