CCJ acata retirada de sorvetes e picolés da substituição tributária em SC
Nesta terça-feira, 06, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de SC (Alesc) apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 1295/2022, do deputado Jerry Comper (MDB), que prevê a retirada do regime de substituição tributária do ICMS as operações de saída de picolés e sorvetes, bem como seus derivados e insumos, quando produzidos em Santa Catarina.
Conforme o autor, a medida visa fortalecer o segmento econômico no estado e a sua participação no mercado nacional “...muitos dos compradores/comerciantes varejistas entendem que esse imposto antecipado como um custo adicional da mercadoria e, a partir daí, impõe sua margem de lucros sobre uma base de cálculo maior, resultado em preços não competitivos no varejo”, argumenta Comper.
SC do futuro: a nova Governança Pública, por Vinícius Lummertz
A aprovação da matéria aconteceu por unanimidade de votos, seguindo o parecer, pela admissibilidade, apresentado pelo deputado Milton Hobus (PSD). No documento, o parlamentar também destaca que o sorvete é a única mercadoria do gênero alimentício que segue no regime de substituição tributária praticado em Santa Catarina.
Ele também apresentou uma emenda substitutiva global para adequação à técnica legislativa, possibilitando que o texto siga em análise na Comissão de Finanças e Tributação.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI