00:00
21° | Nublado

Catarinense é finalista de prêmio internacional para setor social

Lucia Dellagnelo, presidente do conselho deliberativo do ICom Foto: Divulgação

Publicado em 11/02/2014

A presidente do conselho deliberativo do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom) e uma das idealizadoras do Social Good Brasil, Lucia Dellagnelo, está entre os finalistas do Olga Alexeeva Memorial Prize, prêmio que serve de reconhecimento a iniciativas sociais de todo o mundo, que será divulgado no final de março.

Além dela, há na disputa pelo prêmio representantes da Letônia, Rússia, Índia, China e da Turquia. No ano passado os vencedores foram os quenianos Jane Weru e Kingsley Mucheke, do Akiba Mashinani Trust, que financia a construção de moradias em áreas de favela no Quênia.

Mantido pela Alliance Magazine e pela Philantropy Bridge Foundation, o prêmio está na segunda edição e homenageia a russa Olga Alexeeva, falecida em 2011, que trabalhou por 20 anos na Charities Aid Foundation (CAF), entidade que busca estimular formas eficientes de conectar doadores e causas sociais há oito décadas.

Segundo Lúcia, a indicação para o prêmio já é uma vitória, um reconhecimento a todos os que contribuíram para a consolidação do ICom, o que pode contribuir para a novas parcerias.

O ICom foi criado em 2005 e busca mobilizar todos os que atuam em uma determinada comunidade para que eles mesmos identifiquem e busquem soluções para os problemas do lugar onde vivem ou trabalham.

“Sempre tivemos claro que deveríamos operar segundo os princípios de uma fundação comunitária, isto é, através de parceria, fortalecimento de ativos locais e colaboração”, explica Lucia.

O vencedor do prêmio será definido por um júri que tem como membros, além da brasileira Ana Valéria Araújo, do Fundo Brasil de Direitos Humanos, Akwasi Aidoo, da Trust Africa (Senegal); Shenyu Belsky, da Rockefeller Brothers Fund; Christopher Harris, consultor norte-americano da área de filantropia; e Kavita Ramdas, da Ford Foundation India.