00:00
21° | Nublado

Casos de dengue triplicam em SC

Ações de prevenção se intensificam em SC com foco na eliminação de criadouros urbanos. (Foto: Jonatã Rocha/SECOM)

Publicado em 05/12/2024

O avanço da dengue em Santa Catarina tem preocupado as autoridades de saúde. Com a chegada do verão, os casos da doença dispararam, registrando um aumento de 200% nas últimas semanas. O número semanal de infecções passou de 150 para 450, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). A previsão é de que os números continuem subindo, impulsionados pelo calor intenso e pelas chuvas frequentes, condições ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Em 2024, o estado alcançou o maior número de casos de dengue já registrado, com 350.953 infecções prováveis e 340 mortes confirmadas até 18 de novembro. Joinville lidera o ranking com 80.954 casos, seguido por Blumenau, Itajaí, Jaraguá do Sul e Florianópolis, que somou 13.849 registros ao longo do ano.

Diante do cenário alarmante, o governo estadual intensificou as ações de combate ao mosquito, incluindo a remoção de veículos abandonados, pulverização de inseticidas e campanhas de conscientização. A Secretaria da Saúde também reforçou a importância da eliminação de criadouros e das medidas preventivas dentro das casas, como evitar água parada.

O secretário de Saúde, Diogo Demarchi, destacou que ações estratégicas na Atenção Primária são fundamentais para evitar casos graves. Ele reforça que a participação da população é essencial no enfrentamento à dengue.

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI